Audiência discute atendimento e realização de exames de ultrassom no Hospital de Augustinópolis

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019 às 17:40
454 Visualizações
Foto: Paulo Palmares/ VB

Redação Voz do Bico

AUGUSTINÓPOLIS – O Ministério Público Estadual, em Augustinópolis, reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Regional de Augustinópolis e do município de Carrasco Bonito para discutir a fila, os procedimentos e a realização de exames de ultrassom no Hospital Regional, além de buscar alternativas para regularizar o atendimento de saúde na unidade de saúde.

Publicidade

A promotora Ruth Araújo comandou a reunião e destacou que os usuários têm o direito de receber o protocolo de atendimento e acompanhar o andamento do pedido de exame, por isso queria orientar os representantes para que adotem um protocolo de atendimento e que ele seja eficiente para que os usuários possam acompanhar o processo.

“Temos que tentar buscar resolver essa realidade, pois só quem sofre são os mais pobres que necessitam desse atendimento. Vale ressaltar que o sistema de fila tem que ser público para o usuário acompanhar. Sobre as possíveis questões de favorecimento nas solicitações de exames, é preciso destacar que favorecimento é prevaricação, e prevaricação é crime”, alertou a promotora.

O secretário municipal de Saúde, Gedeão Filho, disse que considera a situação caótica no hospital e que falta logística e recursos financeiros para atender os 24 municípios da região. Segundo ele, o município de Augustinópolis tem direito a 50 ultrassonografias por mês, porém só consegue autorizar 10.

A promotora disse que a situação é séria e que precisa ser resolvida, pois muitas pessoas humildes que necessitam de atendimento e podem está sendo prejudicadas. A audiência pública buscou discutir os problemas na prestação de serviços em saúde oferecidos pelo Hospital Regional de Augustinópolis para melhorar a prestação de serviço e disponibilizar meios para que os usuários possam acompanhar os pedidos de exames e o andamento dos procedimentos.

Foto: Paulo Palmares/ VB
-- Publicidade --