Augustinópolis tem novas restrições para a população como medida de enfrentamento à covid-19

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021 às 10:46
Centro de Augustinópolis. – Foto: Juscelino Soares/VB.

AUGUSTINÓPOLIS – A Prefeitura de Augustinópolis publicou um novo decreto restringindo atividades que possam aumentar o contágio pelo coronavírus. As medidas foram definidas em uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

O decreto mantém o Sistema de Distanciamento Social Controlado, reforçando uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel em estabelecimentos e distância mínima entre clientes. O documento também proíbe reuniões de qualquer tipo com mais de 50 pessoas. Bares devem receber no máximo metade da sua capacidade total de clientes, e o transporte de passageiros entre municípios deve funcionar sem exceder à metade da capacidade de passageiros sentados.

Publicidade

Os estabelecimentos comerciais deverão fixar horários ou setores exclusivos para atender os clientes com 60 anos ou mais, mediante comprovação, e aqueles de grupos de risco, conforme auto declaração, com cadastro a ser realizado junto a cada estabelecimento.

Os funcionários de grupos de risco para covid-19 deverão tirar férias e os demais, trabalhar em regime de escala, revezamentos de turnos e alterações de jornadas, com o objetivo de reduzir fluxo, contatos e aglomerações.

Ainda segundo o decreto, nos estabelecimentos comerciais, bancários e lotéricas, é necessário que haja controle de distância mínima de dois metros entre os usuários, ficando a cargo da direção dos locais a organização.

As aulas presenciais na rede municipal continuarão suspensas até o dia 28 de fevereiro, exceto se houver até lá algum estudo apontando a viabilidade de retomada. Ficam suspensas também as visitas em hospitais, presídio, abrigos e casas de acolhimento.

Os velórios de pessoas que não faleceram com covid-19 deverão ser limitados à presença de 10 pessoas no ambiente, podendo estas revezar com outras pessoas. As cerimônias devem ter duração máxima de 2 horas, com urna funerária fechada, mantendo os cuidados do distanciamento entre os visitantes e a devida higienização.

Em caso de morte confirmada ou suspeita de covid-19, os velórios estarão proibidos, devendo o corpo ser colocado em urna funerária lacrada e ser levado diretamente para sepultamento.

A Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Saúde vão orientar, fiscalizar e desfazer/dispersar aglomerações de pessoas, e quem descumprir as regras estará sujeito a multas.

As restrições detalhadas, com informações adicionais sobre horários de funcionamento de estabelecimentos, realização de esportes coletivos etc podem ser encontradas aqui.

(Ionnara Lima – Voz do Bico)

-- Publicidade --