Bico do Papagaio: 9º BPM encerra curso do Procedimento Operacional Padrão na próxima semana

terça-feira, 20 de novembro de 2018 às 15:34
Foto: Divulgação / PM

ARAGUATINS – O comando do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), responsável pelo policiamento em 14 municípios do Bico do Papagaio, encerra na próxima sexta-feira (30) o curso de Procedimento Operacional Padrão (POP). As instruções de nivelamento ocorreram para sete turmas de policiais ao longo do ano. Nesta última turma, serão formados 23 alunos.

Semelhante as demais turmas, fazem parte da turma policiais das três Companhias Operacionais do batalhão. Estão nesta última turma o comandante do 9º BPM, major Weslley Dias Costa, o diretor do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Araguatins, major Márcio Cardoso Almeida, e o comandante da 2ª Cia de Augustinópolis, capitão Rondinele Feitoza.

Publicidade

O curso com a primeira turma teve início no dia 7 de maio deste ano e, ao todo, 153 policiais militares participaram da qualificação. “Os profissionais terão a partir de agora suas ações operacionais padronizadas no decorrer da carreira como profissional da Segurança Pública em conformidade a nova cartilha do curso”, destacou o major W. Costa.

Desde o início do curso, as aulas são realizadas no auditório do quartel, têm duração de duas semanas e são ministradas pelo capitão Costa Abreu, o tenente Calistenes Marcelo e o sargento Edmar Miranda. O curso do POP abrange Nível Operador e possui carga horária de 100 horas/aulas.

Formado por instruções teóricas e práticas, o curso é composto de 50 horas/semanais em cada modalidade, contemplando aulas expositivas e dialogadas, palestras, aulas práticas, oficinas e quadro de trabalho semanal. O objetivo é uniformizar as ações da Polícia Militar com intuito de servir a comunidade, com conceitos e práticas que abrangem diversas atividades rotineiras e excepcionais, como técnicas de algemação, condução de infratores, estacionamentos dos carros da polícia em vias públicas, abordagens à pessoas, dentre outras.

Os participantes do curso recebem ainda instruções realistas envolvendo ocorrências de vulto com foco em maximizar o aprendizado dos conceitos do manual do POP, que possui um compêndio com mais de 500 páginas, conhecido popularmente como “a bíblia do policial militar”. (Redação Voz Bico, com informações 9º BPM)

-- Publicidade --