Bico do Papagaio: oito municípios ainda não atingiram a meta de vacinação contra pólio e sarampo

quarta-feira, 12 de setembro de 2018 às 17:34
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Alan Milhomem / Voz do Bico 

ARAGUATINS – A três dias do término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo, oito municípios do Bico do Papagaio ainda não atingiram a meta de vacinar 95% do público-alvo, que são crianças de 1 a menores de 5 anos. Ainda não atingiram a meta os municípios de Axixá, Araguatins, Buriti, Carrasco Bonito, Itaguatins, Praia Norte, São Bento e São Sebastião.

Publicidade

Conforme os dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, o Estado do Tocantins já vacinou 92,77% do público-alvo contra a pólio e 92,17% contra o sarampo. Em todo o estado, foram aplicadas mais de 183.174 mil doses das duas vacinas. A meta do Ministério da Saúde é que 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos sejam vacinadas.

A Campanha Nacional de Vacinação termina na próxima sexta-feira (14). Pais ou responsáveis devem buscar os postos de vacinação para imunizar as crianças que ainda não receberam as doses das vacinas.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal.

Veja o índice de vacinação dos municípios do Bico do Papagaio que ainda não atingiram a meta:

Araguatins – 81,2%.

Axixá – 85%

Buriti – 80,8%

Carrasco Bonito – 75,3%

Itaguatins – 93,7%

Praia Norte – 74%

São Sebastião – 83%

São Bento – 85%

-- Publicidade --