Bico do Papagaio pode registrar temporais nos próximos dias, prevê meteorologia

quarta-feira, 5 de setembro de 2018 às 13:38
Foto: Reprodução

AUGUSTINÓPOLIS – O fenômeno que causou um forte temporal em Araguaína, no fim da tarde dessa terça-feira (4), deve continuar atuando na região norte do Tocantins nos próximos dias. Segundo o meteorologista José Luiz Cabral, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), as chuvas e temporais podem ser registrados principalmente nas cidades do Bico do Papagaio.

Imagens de satélite feitas no início da manhã desta quarta-feira (5) mostram que uma massa de nuvens está sobre a região norte do estado, com destaque para os municípios do Bico do Papagaio.

Publicidade

“A forte massa de ar quente que atuava na região central do país, sobretudo no Tocantins, enfraqueceu e permitiu a entrada de umidade. Aliada ao calor, a umidade produziu umas áreas de instabilidade e pancadas de chuva na região de Araguaína”, explicou o meteorologista.

Em Araguaína, o temporal dessa terça-feira durou cerca de uma hora, foram registrados mais de 80 milímetros de água e ventos de até 50 km/h. Foi tanta água que alguns moradores usaram barcos para transitar pelas ruas da cidade. O temporal derrubou uma torre de telefone e parte da cobertura do aeroporto da cidade, além de provocar vários alagamentos.

“Devemos ter em mente que as nuvens de chuvas em nossa região são nuvens com características de tempestades. Dessa forma, justifica os estragos que ocorreram por lá [em Araguaína]”, afirmou José Luiz Cabral. (G1 Tocantins) 

-- Publicidade --

Comentários no Facebook