Bico do Papagaio recebe projeto pioneiro do Sebrae Tocantins para o desenvolvimento regional

sábado, 2 de março de 2019 às 17:11
“Existem outros Tocantins de potencialidade no Bico do Papagaio que precisam serem descobertos”, Moisés Gomes – Foto Paulo Palmares

 

Alan Milhomem e Paulo Palmares / Voz do Bico

Publicidade

AUGUSTINÓPOLIS – Em entrevista ao Portal Voz do Bico, o superintende do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, informou que a instituição lançou para o Bico do Papagaio um projeto pioneiro desenvolvido no Tocantins. Voltado para o desenvolvimento regional, o Projeto Líder tem como foco o treinamento de quatro pessoas por município para construção de uma agenda de desenvolvimento para a região. A entrevista aconteceu neste sábado 2 em Araguatins, onde o secretário se encontrava no período carnavalesco.

“Essas quatro pessoas de cada município serão treinadas durante oito meses e, nesse processo de treinamento, o foco principal será construir uma agenda de desenvolvimento para a região. Então, nesse processo nós vamos capacitar mão de obra para implementar o desenvolvimento regional, depois  vamos construir essa pauta de desenvolvimento ao longo do processo com a participação de todos”, ressaltou o superintendente.

Conforme Moisés Gomes, o grupo de cada município será formado por quatro indicações: uma feita pela prefeitura, outra pelo segmento do comércio, uma terceira indicação feita pelo agronegócio e uma pessoa indicada pelo Terceiro Setor.

“Será um treinamento de alto nível ouvindo as pessoas do local. Vamos trazer essas pessoas para a sala de treinamento, fazer uma capacitação ao longo de oito meses e, no final desse processo, teremos uma agenda de desenvolvimento com as prioridades do Bico do Papagaio e ditas pelas pessoas da região”, afirmou.

O vereador Daniel Walisson e o empresário José da Silva conversaram longamente com o superintendente sobre as potencialidades da região

Durante a entrevista, o superintendente do Sebrae Tocantins também destacou que tem desenvolvido um trabalho alinhado com o Governo do Estado buscando estratégias e projetos que proporcionem o desenvolvimento de cada região do Tocantins, valorizando as potencialidades de cada local. Para o Bico do Papagaio, o além do Projeto Líder, o Sebrae tem se voltado para a cadeia do Turismo, tanto na época das praias como no turismo rural e regional, focando nas beleza naturais da região.

Moisés Gomes também destacou o projeto voltado para as feiras agropecuárias que vai beneficiar o Bico. “Governo, Sebrae, Senar, Fieto, Fecomércio, todos as confederações que lidam com a atividade econômica no estado vão compor um grupo que vai movimentar essas feiras agropecuárias”, disse, ressaltando o papel do Sebrae na capacitação de mão de obra e na construção de um ambiente de negócio favorável para que possa atrair indústrias para as cidades do Bico.

“Nós temos que olhar para nosso potencial, não se envergonhar por estar no Bico. Nós vamos treinar as pessoas daqui para depender cada vez menos do serviço público. Indústria não vem só por boa vontade ou para agradar esse ou aquele governo, as indústrias vem para onde elas encontram logística, mão de obra qualificada e onde ela tem acesso a um ambiente de negócio favorável. É isso que a gente quer criar no Tocantins”, finalizou o superintendente do Sebrae.

-- Publicidade --