Cadastro Ambiental Rural é realizado gratuitamente em municípios do Bico

segunda-feira, 5 de março de 2018 às 15:30
234 Visualizações
Divulgação / Governo do Tocantins

ANANÁS – Os proprietários e posseiros rurais dos municípios de Xambioá, Ananás e Riachinho podem realizar gratuitamente a adesão ao Cadastro Ambiental Rural Tocantins Legal (CAR), a partir desta segunda-feira (5). A ação segue até a sexta-feira (9).

O serviço é oferecido gratuitamente para imóveis rurais de até 320 hectares, os interessados em efetivar o CAR deverão apresentar os seguintes comprovantes: documentos pessoais do proprietário (Identidade, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH); comprovação de propriedade ou de posse; memorial descritivo e mapa da propriedade; e coordenadas geográficas da propriedade.

Publicidade

Nos municípios de Xambioá e Riachinho, as ações são realizadas nas respectivas prefeituras e também em frentes itinerantes para atendimento na zona rural. Já em Ananás, o atendimento ocorre na Secretaria Municipal de Agricultura. Os atendimentos são em horário comercial das 8h às 18 horas.

Segundo o Governo, o Projeto CAR/Tocantins Legal faz parte da série de mobilizações realizadas pelo órgão ambiental estadual e já passou por 54 municípios. Conforme dados, o número de cadastros validados alcançou, até o momento, 69,74% pelo registro eletrônico no Sistema de Informação para a Gestão do CAR (SIGCAR). O total de área cadastrada é de 16.832.977,04 hectares.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural se constitui em base estratégica de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

Os produtores rurais podem realizar o CAR sem penalidades até o dia 31 de maio. O cadastramento é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que visa gerar uma base de dados estratégica para o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento das florestas e da vegetação nativa do Brasil. (Redação Voz do Bico, com informações do Governo do Estado)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook