Câmara Municipal de Augustinópolis faz homenagem inédita às mulheres da cidade

sábado, 9 de março de 2019 às 12:02
Vereador Reinaldão com a Mãe Dona Domingas. “Foi um momento de dor ao lembrar do meu marido, mas uma dor de alegria. Sou uma viúva apaixonada pelo meu esposo”, disse a homenageada. Foto: Paulo Palmares / VB

Redação Voz do Bico

AUGUSTINÓPOLIS – “Emoção” é a palavra que define em todos os sentidos a Sessão Solene realizada na noite desta sexta-feira (8), na Câmara Municipal de Augustinópolis, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e em especial as mulheres augustinopolinas. Os tributos foram voltados principalmente para as primeiras moradoras da cidade ainda nos tempos de Centro do Augusto. Algumas ainda vivas e outras homenageadas in memoriam.

Fátima Coelho recebe do vereador Elias Madeira o seu certificado. Foto: Paulo Palmares / VB

A iniciativa da homenagem partiu do vereador substituto Antônio Reinaldo, o Reinaldão. O parlamentar é filho de Antônio de Sousa Gomes, conhecido como Antônio da Benta, e Domingas Ferreira Gomes, uma das primeiras famílias a firmar moradia na cidade ao lado de outros pioneiros ilustres, como Augusto Pereira, considerado o primeiro morador da cidade, e Arthur Cariolano e sua mulher Iracema Cardoso de Oliveira, também homenageada.

Pela Tribuna, além dos vereadores, passaram Angélica Cayres, filha de Maria Cayres (dona Nenzinha), matriarca da Família Cayres, nome ilustre da política regional; Carmem Alcântara, primeira mulher à frente do Poder Executivo de Augustinópolis; empresário e economista Josivaldo Veloso, filho de uma das homenageadas; e Fátima Coelho, primeira mulher a dirigir a Colégio Estadual Manuel Vicente de Sousa. Todos externaram suas homenagens às mulheres.

DA TRIBUNA

Josivaldo Veloso, além de lembrar da mãe, Raimunda Veloso, em seu discurso ressaltou e parabenizou a Câmara Municipal por prestar homenagens para mulheres simples, mas que foram significativas para história da cidade. “Todos os vereadores estão de parabéns. O tributo é com certeza mais que merecido. Essas mulheres, viva ou não, tiveram papel importante na construção de nossa cidade”.

Presidente da Câmara Municipal, Cicero Moutinho entrega certificado para ex-prefeita Carmem Alcântara.

Carmem Alcântara, além de também agradecer  pela homenagem recebida, destacou que as mulheres são guardiães do amor, da paciência e da força que sustenta o esteio da família. A ex-prefeita recebeu sua homenagem e a da sogra, Maria José Paulino, mãe dos ex-prefeitos de Augustinópolis, José Anacleto, e Luiz Anacleto, de Sampaio.

“A homenagem que recebo é em nome de minha mãe. Tenho a alegria de dividi com todas as mulheres, presentes ou não, anônima ou de destaque, mas que como ela souberam construir o que há de mais importantes em uma sociedade, que é a Família”, disse Angélica Cayres, lembrando que a mãe criou 11 filhos e que desde muito cedo se dou para ajudar a criação de outro irmãos. Os atos de amor da mãe só fizeram crescer seu sentimento de carinho e respeito pelas pessoas.

Angélica Cayres recebe do vereador Frederico Guedes homenagem em nome da mãe Maria Cayres.

Extrovertida como sempre, Fátima Coelho foi enfática: “Essa honraria enaltece minha história de luta e reconhece meu trabalho como educadora e pioneira nesta região”. Ela ainda lembrou seus primeiros anos como moradora em São Sebastião e citou alguns de seus alunos, como o próprio Reinaldão. E finalizou o discurso parabenizando todas as mulheres “que lutam pelo emponderamento feminino enfrentando jornadas tripla de trabalho, dividindo seu tempo entre os filhos, o trabalho a as tarefas domésticas”.

HOMENAGEADAS

Ao todo, foram homenageadas 25 mulheres, além das já citadas, foram destaques na noite: Dona Tintina (Faustina Gomes de Araújo), renomada benzedeira onde muitos recorriam em busca de suas preces curativas; Dona Raimunda Paixão, primeira vereadora do município; Marlene Cruz Moutinho, mãe do atual presidente da Câmara; Maria Felizardo da Silva; Dona Paixão, uma das primeiras professora da cidade; Dona Evandra Calderan, professora e diretora do La Salle, Fabic e do Colégio Manoel Vicente de Souza.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Cícero Moutinho, que assim como outros vereadores, enalteceu o papel da mulher na construção de uma sociedade, dando ênfase de seu papel no seio familiar.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook