CAPS de Buriti faz ação de Luta Antimanicomial

quarta-feira, 31 de maio de 2017 às 16:59
148 Visualizações

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Buriti, com apoio da  Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, secretaria Municipal de Ação Social, promoveu no final da tarde do último dia 29, ação alusiva ao  Movimento da Luta Antimanicomial, em apoio a campanha de mobilização mundial pelo fim dos manicômios.

Publicidade

O movimento teve início na Praça da prefeitura,  percorreu em caminhada algumas ruas da cidade, terminando com apresentações, dramatizações  e palestras na praça  Padre Josimo. Momento em que foi retratado a importância do trabalho da saúde mental, ressaltando como eram os tratamentos antes e como é hoje, as várias maneiras e formas diferentes de convivência e tratamentos das pessoas com necessidades especiais.

O evento contou com as presenças de várias pessoas da comunidade, como o prefeito Borjao,  vereadores do município, funcionários públicos municipais e das diversas secretarias.

Aurinete  Martins, diretora do CAPS de Buriti do Tocantins diz que a equipe é composta por um quadro “profissionais qualificados e comprometidos com a causa da saúde mental”, integrada por: uma psicóloga, uma enfermeira, uma assistente social (coordenadora), uma técnica de enfermagem, uma psiquiatra, um artesão, uma merendeira,  dois serviços gerais e dois vigilantes.

A secretária municipal de Saúde, Iritânia Santos, explica a importância da palestra e do movimento. “Nosso objetivo é mobilizar a sociedade e os próprios usuários sobre a luta contra os manicômios, uma vez que o tratamento ideal para as pessoas com sofrimento mental não é o aprisionamento em locais isolados, mas o tratamento em espaços abertos, de preferência no seio familiar”.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook