Casos de malária voltam a ser registrados e assustam moradores

sábado, 15 de abril de 2017 às 20:15
165 Visualizações

Um novo surto de malária atingiu Araguatins nos últimos dias. Diversas pessoas procuraram a redação do webjornal Folha do Bico para informar sobre a situação. Alguns funcionários do setor de endemias e do laboratório municipal, em conversa com nossa equipe, disseram que nos últimos 60 dias, após o primeiro surto ser controlado, a doença voltou a atingir mais de 30 pessoas.

No começo do ano, cerca de 9 casos foram confirmado da doença em Araguatins. Uma força tarefa das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde foi montada para reprimir o avanço do problema, que após o controle, retornou.

Publicidade

Nossa equipe procurou a Secretaria Municipal de Saúde para comentar sobre a situação, que confinou que apenas nos últimos dias foram registrados sete novos casos de malária na cidade. Porém reafirmou que o serviço municipal de saúde vem realizando todos os atendimentos necessários, inclusive disponibilizando o teste da doença 24 horas por dia. Ainda segundo a Secretaria, as Equipes da Vigilância Epidemiológica também realizam o teste rápido de casa em casa e em até quinze minutos, onde é feito o diagnóstico para o tratamento precoce da doença, que além de curar o indivíduo, garante reduzir a produção do parasita capaz de infectar o mosquito e consequentemente interrompe a cadeia de transmissão.

A Secretaria informou ainda que já mapeou os locais prováveis de infecção para realização de bloqueio por meio de borrifação, aplicando o inseticida nos domicílios afim de combater o mosquito Anopheles, principal transmissor da doença.

O órgão disse ainda, que a Prefeitura Municipal vem realizando mutirões de limpeza em toda a cidade, além de um trabalho de conscientização junto aos moradores sobre a importância de manter o quintal e lotes baldios limpos para conter o avanço das doenças vetoriais.

A Secretaria orientou que qualquer pessoa que sinta alguns dos sintomas da doença como febre alta, calafrios, dores nos músculos ou dores de cabeça que procurem os postos de saúde ou o Hospital Municipal para receber os atendimentos necessários.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook