BICO DO PAPAGAIO – As fortes chuvas na região do Bico do Papagaio nos últimos dias têm castigado as estradas vicinais dos vários municípios da região. Com a intensidade das chuvas o cascalho não resistiu e a enxurrada levou todo o seixo deixando atoleiros e crateras.
Os buracos e as lamas tomaram conta destas estradas que são usadas para o transporte escolar e para o escoamento da produção agrícola dos pequenos e grandes produtores, prejudicando a educação e a economia dos municípios.
Com as estradas em péssimo estado de conservação, a população da zona rural que precisa recorrer as cidades em busca de serviços público ou mesmo atendimentos na área da saúde também é prejudicada.
Por outro lado, as prefeituras, que são as responsáveis pela manutenção dessas estradas vicinais, afirmam repetidamente que não podem fazer muitos reparos durante o período chuvoso. “Só quando o tempo firmar é que os trabalhos de manutenção e restauração das estradas vão poder ser feitos”, disse um secretário municipal de infraestrutura ao Portal Voz do Bico.
Um dos lugares bastante afetado é o PA Reis, município de Itaguatins. Segundo moradores produtores da região as estradas encontra-se praticamente intrafegáveis. Vale lembrar que por estas vicinais passarão os integrantes da VI Tropeada do Norte de Muladeiras do Norte do Tocantins.