CRAS de Augustinópolis desenvolve projeto “Amigos do Cras” via whatsapp

terça-feira, 13 de agosto de 2019 às 18:00

AUGUSTINÓPOLIS – O Grupo de WhatsApp “Amigos do CRAS” nasceu espontaneamente, e foi construindo-se paulatinamente, sendo que é formado por pessoas adultas e idosas, frequentadoras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), através do  – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e também por pessoas simpatizantes e colaboradores do CRAS.

“Amigos do CRAS” originou-se da necessidade e do desejo dos usuários de estender para a família e para a comunidade, a possibilidade de vivenciar experiências positivas de diálogos, de troca de ideias e, principalmente, de criar vínculos de amizade. Esse grupo exerce função similar aos do grupo de convivência do CRAS, com o diferencial de que os encontros são realizados no domicílio, na própria residência do usuário ou simpatizante, oportunizando maior liberdade e a possibilidade de agregar maior número de pessoas, como os familiares e pessoas do convívio social.

É relevante ainda mencionar que esse grupo emergiu de uma ferramenta virtual, com a criação do wathsApp disponibilizado pela coordenação do CRAS, cujo objetivo é promover interação entre os membros do SCFV. Mas, que se expandiu para além dos muros do CRAS, quando atendendo às solicitações de terceiros foi compartilhado o trabalho desenvolvido nesta instituição e, integrado esse público paralelo ao CRAS virtual. E que culminou, nos encontros mencionados, portanto assim pode-se afirmar que a emergência desse grupo está intrinsecamente vinculada às ações do CRAS, podendo ser entendido como uma extensão do trabalho social desenvolvido nesta instituição.

Nesses encontros, assim como nos eventos do CRAS, estão presentes a conversa, o diálogo, a troca de ideias, a música, a dança e a comida, que são elementos atrativos e que proporcionam bem-estar aos seus membros, gerando um sentimento de conforto por pertencer a um grupo, afastando a tristeza e a solidão. Vale ressaltar que aos domingos, estão acontecendo os encontros dos “Amigos do CRAS” na privacidade dos lares daqueles membros que se dispõem e autorizam a entrada do grupo para homenagear os aniversariantes do mês e também celebrar a beleza de viver e a felicidade de se ter amigos.

Hoje, o grupo “Amigos do CRAS”, tornou-se um Projeto, uma proposta de convivência, de diálogo, de diversão e de lazer, mas principalmente, uma contribuição para a formação de vínculos de amizade e prevenção contra os riscos sociais.

-- Publicidade --

Comentários no Facebook