ANANÁS – Com o objetivo de apresentar e discutir o e-Social, uma nova obrigações para empresas que entrou em vigor desde janeiro de 2018, o Sindicato Rural de Ananás promoveu uma palestra para os produtores e comunidade local. O evento reuniu cerca de 40 pessoas e contou com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, da Associação dos Contabilistas do Bico do Papagaio e Sebrae Tocantins.
Conforme o contador Leonardo Soares, o e-Social vai consolidar os bancos de dados e processos do Ministério do Trabalho e Emprego, da Seguridade Social, da Caixa Econômica Federal e da Receita Federal.
“O e-Social é um instrumento de unificação da prestação das informações referentes a escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de todo Brasil e tem por finalidade substituir gradativamente a RAIS, a DIRF, o CAGED e a SEFIP e outras obrigações e que vai gerar um trabalho hercúleo ao departamento pessoal, de RH e de segurança no trabalho de qualquer empresa e nos escritórios de contabilidade”, disse o contador.
Leonardo Soares também orienta os empresário, produtores rurais ou contribuinte individual a procurar um contador para os esclarecimentos necessários sobre o e-Social e como deve ser realizado o envio das informações.
Durante todo o evento, estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Ananás, Valdemar Nepomuceno, a ex-analista do Senar Cláudia Izabel, e Romisso representando o Sebrae, além de vereadores de Ananás.