Eleita a diretoria do Conselho de Segurança Comunitária de Augustinópolis

quarta-feira, 25 de abril de 2018 às 17:39
18 Visualizações
Foto: Alan Milhomem / Voz do Bico

Alan Milhomem / Voz do Bico

AUGUSTINÓPOLIS – Na tarde desta quarta-feira (25), foi eleita a diretoria do Conselho de Segurança Comunitária de Augustinópolis. A eleição foi conduzida pelo coordenador estadual de Polícia Comunitária, capitão Thiago Monteiro, e se deu por aclamação, pois só uma chapa foi inscrita. A cerimônia de posse da diretoria eleita ficou definida para o dia 17 de maio.

Publicidade

A chapa eleita tem a frente como presidente a funcionária pública e estudante de Direito, Vangela Queiroz Melo, e como vice-presidente a professora Maria José Lima de Oliveira. Também compõem a chapa Mayana Araújo (1ª secretária), José de Ribamar Alves (2º secretário), Felipe Eduardo Barella (1º tesoureiro) e Benedita Oliveira Sá (2ª tesoureira). A diretoria terá um mandato de dois anos, a contar da eleição.

Durante o encontro que definiu a eleição da diretoria, o capitão Thiago Monteiro destacou a importância do conselho para a segurança da cidade, bem como as formas de atuação e funcionamento do Conseg, que terá uma reunião mensal para discutir temas relacionados à segurança pública da cidade e desenvolver ações de que possam contribuir com o trabalho das polícias Civil e Militar em Augustinópolis, dentre outras atribuições.

Foto: Alan Milhomem / VB

O coordenador estadual de Polícia Comunitária também destacou que o Conseg pode buscar parcerias com instituições da Justiça, bancos e a sociedade em geral para desenvolver as ações planejadas. Inicialmente o Conseg terá como sede a Casa dos Conselhos de Augustinópolis.

“É preciso criar uma cultura de segurança na comunidade e o conselho consolida isso, além do trabalho de prevenção criminal e de inserção da sociedade na discussão da segurança pública. Então, o conselho sedimenta isso e nós acreditamos que essa participação da sociedade é fundamental para eficiência da segurança pública”, afirmou o capitão Thiago Monteiro.

Para a presidente do Conseg Augustinópolis, o momento agora é de alinhar as atividades do conselho para começar a discutir as primeiras ações na cidade. “Agora vamos manter a periodicidade das reuniões e começar a traçar nosso plano de trabalho, sempre pautado nas parcerias com as instituições e a comunidade”, disse Vangela Queiroz.

O comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Rondineli Martins, destacou a importância do conselho no estabelecimento de parceiras e aquisição de recursos para medidas de segurança em Augustinópolis, como o videomonitoramento que só possível por meio da parceria com os bancos, Ministério Público, Poder Judiciário e Maçonaria.

“Tudo isso só foi possível por causa dessa idealização da Polícia Comunitária. Então, o conselho é fundamental para nós, para que cada dia tenhamos mais uma sensação de segurança na cidade de Augustinópolis”, pontuou.

Ainda segundo o comandante, com o videomonitoramento e as ações da Polícia Comunitária, os roubos, furtos, homicídios e acidentes de trânsito em Augustinópolis reduziram em cerca de 50%.

-- Publicidade --