ESPERANTINA – As escolas estaduais intensificaram, neste mês de abril, os trabalhos práticos relacionados à promoção da leitura e à interpretação de textos, visando estimular, nos alunos, o senso crítico e o conhecimento por meio da literatura. As unidades escolares apresentaram os projetos em forma de teatros, shows musicais, jograis e utilizaram espaços como Café Literário, promovendo a aproximação dos alunos com os livros.
Em Esperantina, a equipe da Escola Estadual Dr. Ulisses Guimarães realiza o Projeto Lendo e Escrevendo – adote um aluno, em que servidores adotam estudantes para realizar atividades de fortalecimento da leitura, no contraturno. Com o projeto, estão sendo atendidos alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental.
A coordenadora pedagógica Maria Zélia Barbosa Alves esclarece que esse trabalho teve início após a aplicação da Avaliação Diagnóstica. “Com essa iniciativa, esperamos que esses alunos ampliem a capacidade de leitura e de interpretação e tenham a chance de desenvolver as habilidades destinadas à série que estão cursando”, finalizou. (Redação Voz do Bico, com informações da Seduc)