
SÃO MIGUEL – Com o tema Educação como meio para mudar a prática da escravidão no trabalho contemporâneo, a Escola Estadual São Miguel, realiza nesta quinta-feira (23), às 15h, no pátio da unidade de ensino, uma palestra em referência ao Projeto Escravo, nem pensar!, desenvolvido durante toda esta semana.
A ação é aberta para o público em geral e tem o objetivo mobilizar e informar a sociedade sobre o trabalho escravo contemporâneo, além de sensibilizar professores e alunos a desenvolverem atividades educativas voltadas para a prevenção do trabalho análogo à escravidão.
A palestra será ministrada pelo professor Raimundo Leal, que abordará sobre o conceito e origem da escravidão; formas de escravidão nas sociedades antigas; escravidão como base da produção no Brasil; abolição e escravidão contemporânea, bem como alguns instrumentos de combate ao trabalho escravo.
O aluno Elvis Rodrigues de Almeida, da 2ª série do ensino médio, destacou que todo trabalhador deve ter condições mínimas para desenvolver suas atividades. “É preciso que o profissional tenha condições dignas, e que o empregador cumpra a legislação exigida, caso contrário pode-se configurar trabalho escravo”, disse.
O tema foi trabalhado em sala de aula para ambientar os alunos sobre o assunto, envolvendo todas as disciplinas. Conforme a diretora da escola, Marlene Soares Silva, só com a conscientização dos alunos e da sociedade o trabalho escravo pode ser erradicado.
“Por meio da educação, da escola e de toda a sociedade, podemos erradicar o trabalho escravo. Hoje, as estatísticas apontam que as pessoas que vivem condições análogas à escravidão não conseguem concluir as séries do ensino regular, o que aumenta a evasão”, concluiu.












