BOA VISTA – A escritora augustinopolina Beatriz Teófilo, que se mudou para Roraima para cursar Letras, acabou de lançar um livro sobre a história do Professor Pierre, conhecido por fazer greve de fome e até mesmo se trancar em espaços para protestar contra corrupção e injustiças.
A obra retrata a trajetória pessoal, social e política do professor de História. No livro, dividido em sete capítulos, a escritora mostra o envolvimento político do professor com movimentos sociais e estudantil, além da infância, de quando era estudante de origem humilde e de como foi ser um estudante no período de ditadura militar.
“Ele é um batalhador, um sonhador, um trabalhador comprometido com a educação pública, um homem de luta que não mede esforços contra o que ele acredita que seja injusto. A greve de fome lembra os esforços de Mahatma Gandhi”, explica a escritora.
O professor já lançou dois livros, um deles enquanto cursava a graduação em História na Universidade Federal do Rio Grande no Norte. “Acredito que a história de luta e resistência do Professor Pierre alimenta novos sonhos, novas ideias em busca de justiça e transformação social. Quando ele me contou a sua história, eu admirei todas aquelas atitudes e queria que aquilo fosse contado em um livro para inspirar outras pessoas. Eu nunca tinha visto uma história dessas, escrevi de uma forma simples, para passar a mensagem de superação”, destaca.
Beatriz Teófilo é natural de Augustinópolis, professora, escritora e acadêmica do curso em Licenciatura de Letras na Universidade Federal de Roraima. Atualmente é editora e revisora de Língua Portuguesa no site independente Somos Imigrantes RR e desenvolve estudos na área de Linguística da Língua de Sinais e Portuguesa. (Com informações do Folha Boa Vista)