Estudantes de escola estadual de Santa Terezinha apresentaram braço hidráulico sustentável na IX Fecito

quinta-feira, 14 de novembro de 2024 às 12:06
652 Visualizações
Estudantes Walison Sousa e Kauany Sousa, da 2ª série do Ensino Médio, participaram da criação do projeto – Foto: Seduc/Governo do Tocantins

SANTA TEREZINHA – Estudantes do Colégio Estadual Dr. José Feliciano Ferreira, de Santa Terezinha do Tocantins, município localizado na região do Bico do Papagaio, se destacaram na IX Feira de Ciências do Estado do Tocantins (FECITO) com o projeto “Exploração Científica: Desenvolvimento de Braço Hidráulico Sustentável para o Ensino de Física”. Feira foi realizada entre os dias 6 e 8 de novembro, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína.

O evento reuniu estudantes e professores da Rede Pública de Ensino com o objetivo de popularizar a ciência, divulgar projetos inovadores e estreitar laços entre a educação básica e o meio acadêmico.

Publicidade

A Fecito, que tem como objetivo incentivar o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, destaca-se pelo foco na sustentabilidade e na preservação dos biomas amazônico e cerrado. O projeto apresentado pelos estudantes da escola propôs um braço hidráulico funcional construído com materiais recicláveis, possibilitando o ensino prático de conceitos físicos enquanto promove a engenhosidade sustentável.

O projeto foi orientado pelo professor Rodrigo Costa Alencar que ressaltou o impacto transformador da atividade na vida dos alunos. “Ver os alunos se envolverem com o projeto do braço hidráulico foi uma experiência transformadora. Eles aprenderam física de forma prática, além de mostrarem criatividade e responsabilidade ao utilizarem materiais recicláveis para construir o robô. Foi gratificante observar o entusiasmo deles durante a construção e a apresentação. Esse tipo de ensino inovador faz uma grande diferença na forma como a ciência é compreendida e apreciada na sala de aula”, ressaltou.

O estudante da 2° série do Ensino Médio, Walison Sousa Barros, descreveu sua participação com entusiasmo. “Foi uma experiência muito boa. Aprendi muito e vi vários projetos que nunca tinha imaginado”, declarou.

A estudante Kauany Sousa Nascimento, também da 2ª série do Ensino Médio, reforçou a importância do aprendizado proporcionado. “Foi muito interessante, aprendi sobre várias tecnologias diferentes que nunca tinha visto”, relatou.

(SECOM-TO)

-- Publicidade --