Estudantes do IFTO participam de Olimpíada da Matemática dos Instituto Federais

quarta-feira, 15 de maio de 2019 às 16:03
O objetivo da OMIF é estimular o interesse pela matemática nos alunos do ensino técnico integrado ao nível médio. – Foto: Divulgaçao

ARAGUATINS – Na sexta-feira (10), 140 estudantes do IFTO campus Araguatins realizaram a prova da 1º fase da Olimpíada da Matemática dos Instituto Federais (OMIF). A prova contou com 30 questões com 5 alternativas cada, e teve duração de 2h30. Além da unidade Araguatins, as unidades de Paraíso do Tocantins e Dianópolis estão inscritas na competição. Ao todo, a OMIF reúne 201 campi da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica.

Os estudantes aprovados na 1ª fase, mediante uma nota de corte, serão convidados para a 2ª fase da competição, que ocorrerá no IFFluminense – Campus Campos Centro, no dia 20 de setembro. Essa fase será um evento composto da prova, de palestras, confraternização e cerimônia de premiação, na qual serão entregues as medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

“As Olimpíadas de Matemática despertam nos estudantes uma visão mais abrangentes do uso desta ciência pelo contato com inúmeras aplicações em situações diversas do nosso cotidiano. Mesmo que o estudante não consiga resolver algumas questões, ele consegue entender o enunciado e perceber que a solução passa pelo uso de alguma parte da matemática, que talvez nem tenha visto academicamente. Mesmo assim, esboça uma tentativa de resolução. Na hora, pode lhe parecer frustrante, mas ele vai perceber as vantagens disto mais tarde quando estes conhecimentos lhes forem apresentados nos conteúdos curriculares. Ele aprende mais fácil pelo interesse que as olimpíadas despertaram nele”, ressaltou o coordenador da competição da unidade Araguatins do IFTO, Milton Procópio.

OMIF

O objetivo da OMIF é estimular o interesse pela matemática nos alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos mesmos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de diversas partes do país com um propósito comum: aprender a gostar da matemática.

(ASCOM/IFTO-ARAGUATINS)

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