Redação Voz do Bico
AUGUSTINÓPOLIS – Várias grávidas que buscaram atendimento no Hospital Regional de Augustinópolis nesta quinta-feira (31) precisaram ser transferidas para Araguaína, distante mais de 250 km, ou Imperatriz no Maranhão para receber atendimentos com médico obstetra. O motivo do transtorno foi o inesperado pedido de demissão do médico plantonista, que simplesmente deixou o plantão e foi embora.
Segundo algumas grávidas que estavam no hospital, o profissional alegou o não pagamento de salários para tomar tal atitude. O caso causou revolta em algumas grávidas que aguardavam atendimento, inclusive algumas já próximas de período de parto.
A Secretaria de Estado da Saúde informa que o obstetra pediu demissão de forma inesperada e abandonou o hospital. Ainda segundo a secretaria, a direção do hospital registrou boletim de ocorrência contra o profissional e tomará as medidas administrativas e judiciais cabíveis ao caso. O nome do médico não foi revelado e a secretaria não informou quando haverá atendimento com médico obstetra no Hospital Regional de Augustinópolis.
“A Secretaria ressalta que não procede a informação de que há atrasos de pagamento para os profissionais de saúde, os salários estão sendo pagos regularmente. As pacientes que buscam o hospital estão recebendo assistência do clínico geral, que realiza avaliação das gestantes e, caso seja necessário, estão sendo feitas transferências para Imperatriz/MA ou Araguaína/Hospital e Maternidade Dom Orione”, afirma a nota da secretaria encaminhada ao Portal Voz do Bico.
Veja a nota na íntegra:
Nota
A Secretaria de Estado da Saúde informa que o obstetra escalado para o plantão desta quinta-feira, 31, no Hospital e Maternidade de Augustinópolis, simplesmente abandonou o hospital, a Direção da Unidade fez boletim de ocorrência contra o profissional e tomará as medidas administrativas e judiciais cabíveis ao caso.
A Secretaria ressalta que não procede a informação de que há atrasos de pagamento para os profissionais de saúde, os salários estão sendo pagos regularmente. As pacientes que buscam o hospital estão recebendo assistência do clínico geral, que realiza avaliação das gestantes e caso seja necessário estão sendo feitas transferências para Imperatriz/MA ou Araguaína/Hospital e Maternidade Dom Orione.