Grupo realiza a maior descida de rapel já registrada na Serra do Estrondo, em Axixá

quinta-feira, 12 de março de 2020 às 16:08
A decida de rapel tinha aproximadamente 40 metros. – Fotos: Divulgação/ Rapel Superação

AXIXÁ – Cinco ventureiros do grupo Rapel Superação fizeram no último domingo a maior descida de rapel já registrada na Serra do Estrondo, em Axixá, segundo os moradores locais.

Após um percurso de aproximadamente três quilômetros de caminhada em terreno acidentado com alguns trechos de aclive acentuado, a equipe chegou ao ponto de partida escolhido para a descida, o primeiro platô logo abaixo da Cruz, que é o local mais conhecido da Serra.

Publicidade

Depois disso, veio a descida de rapel de aproximadamente 40 metros, sendo o trecho inicial sem contato com a estrutura, e a maior parte do percurso em contato com a rocha.

Segundo o instrutor da equipe, Aldemir Júnior, “com exceção da ‘ancoragem’ (ponto de fixação das cordas), a descida não exigiu emprego de técnicas avançadas. Contudo, é importante salientar que o participante necessita ter conhecimento prático e que essa atividade deve ser realizada apenas com supervisão de pessoa habilitada”.

Para o instrutor da equipe, o esforço valeu a pena, apesar do cansaço físico: “No final, o ponto alto dessa expedição, além do prazer de estar entre amigos, foi contemplar a paisagem exuberante que a Serra do Estrondo nos proporcionou”. Na volta para casa, os aventureiros ainda tiveram que enfrentar a caminhada entre a vegetação densa cercada por desfiladeiros.

O instrutor Aldemir Júnior dá algumas dicas para quem deseja subir a Serra do Estrondo:

  • Durma bem na noite anterior;
  • Alimente-se bem antes da atividade;
  • Use roupas leves e um calçado adequado;
  • Leve em média 1,5 litro de água por pessoa;
  • Use protetor solar;
  • Leve consigo um pequeno lanche;
  • Esteja acompanhado de alguém que tenha conhecimento do local, principalmente dos riscos existentes.

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook