Hospital Regional de Augustinópolis receberá dez respiradores após intermediação do deputado Amélio Cayres; ouça os áudios

sábado, 30 de maio de 2020 às 09:55
Senador Eduardo Gomes (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado) / Deputado Amélio Cyres (Foto: Koró Rocha).

AUGUSTINÓPOLIS – Circulou nas redes sociais nesta sexta-feira 29, um vídeo do senador Eduardo Gomes (MDB) no qual ele divulga que, juntamente com o deputado federal Carlos Gaguim, teria conseguido junto ao Ministério da Saúde 40 respiradores mecânicos para o estado do Tocando e que pelos menos 20 dos aparelhos chegariam neste sábado, 30, em Palmas.

Ao tomar conhecimento da vinda destes ventiladores pulmonares para o Tocantins, o deputado Amélio Cayres (SD) imediatamente fez contato com o senador, que hoje é líder do governo Bolsonaro no Senado, e solicitou que pelo menos dez sejam instalados no Hospital Regional de Augustinópolis. Em telefonema para o senador, o deputado reconhece que os grandes centros urbanos, como Palmas, Araguaína e Gurupi, além da rede pública contam com a rede privada, que pode oferecer Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para socorrerem os pacientes acometidos de covid-19.

Publicidade

Mais adiante o deputado tocantinense argumenta que a região do Bico do Papagaio tem uma população de 150 (cento e cinquenta) mil habitantes e que apenas o Hospital Regional de Augustinópolis faz este tipo de atendimento e com sua lotação no limite. Amélio Cayres lembrou ainda que no momento já estão sendo instalados dez leitos de UTIs na unidade hospitalar de Augustinópolis e por isso seria mais um motivo convincente para que os ventiladores mecânicos fossem enviados para a cidade do Bico para onde são encaminhados os pacientes com sintomas de covid-19.

Logo em seguida, o senador retornou para o deputado garantindo que dez unidades serão instalados em Augustinópolis.

Ouça os áudios

RESPIRADORES

O ventilador pulmonar é um dos equipamentos essenciais para a manutenção da vida em momentos de crise como a deficiência em atividades cardiorrespiratórias. Ele pode manter a vida do paciente durante o tempo em que ele não consegue fazer o movimento respiratório sozinho. A circulação do oxigênio pelo corpo é fundamental para o funcionamento de diversos órgãos.

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook