IFTO promove ações no Dia Mundial da Alimentação

quarta-feira, 16 de outubro de 2019 às 12:23

Conscientizar sobre o quadro atual da alimentação mundial. Esse é um dos objetivos do Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro. A data foi instituída em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura.

“A promoção da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no âmbito escolar tem como objetivo estimular a melhoria dos hábitos alimentares dos estudantes e assim, promover qualidade de vida e prevenir doenças. Nesse sentido, é interessante a utilização de datas comemorativas, como o Dia Mundial da Alimentação e Nutrição, como momento para se conscientizar da importância de se ter uma alimentação saudável”, destaca a nutricionista Jahny Rocha.

Publicidade

Desta forma, tendo em vista a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no IFTO, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) organizou atividades a serem executadas pelos servidores das unidades, durante a semana do Dia Mundial da Alimentação e Nutrição.

A nutricionista ressalta que essa ação vai para além do PNAE e recorda a alimentação num sentido mais amplo, de forma a construir hábitos alimentares saudáveis dentro e fora do ambiente escolar. Também foram confeccionadas pirâmides alimentares pela PROAE para auxiliar as atividades de Educação Alimentar e Nutricional das unidades.

Em Araguaína, acontecerá avaliação física dos estudantes e palestras sobre alimentação, promovidas por professores das áreas de Enfermagem, Biologia e Educação Física. Em Colinas do Tocantins, também será realizada avaliação física dos estudantes, desenvolvida pelo setor de Enfermagem da unidade. Os estudantes também terão avaliação física, em Dianópolis, promovida pelo setor de Enfermagem da unidade.

Em Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, as comissões locais de execução do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) irão realizar avaliação física dos estudantes.

Por sua vez, em Palmas, acontecerá distribuição de material educativo e oferta de frutas, ações estas desenvolvidas pelo setor de Nutrição da unidade. Já em Paraíso do Tocantins, será promovida avaliação física dos estudantes e palestra sobre alimentação saudável, organizadas pela professora Ana Mariza Honorato, setores de Saúde da unidade e professor da área de alimentos. A avaliação física dos estudantes também será realizada em Porto Nacional, sob a organização do setor de Enfermagem da unidade, o professor de Biologia, Tharles Guedes, realizará roda de conversa com estudantes sobre alimentação.

As atividades estão previstas para a quarta-feira, 16 de outubro. Na unidade de Paraíso do Tocantins as atividades serão realizadas no dia 21. Em Araguatins, será realizada avaliação física dos estudantes e atividades ligadas à alimentação no refeitório, organizadas pelos setores de Enfermagem e Nutrição da unidade, no dia 17. Em duas unidades, Gurupi e Pedro Afonso, as avaliações físicas dos estudantes e rodas de conversas serão promovidas na sexta-feira, 19.

Quiz e Cartilha

Como parte das comemorações, a PROAE, através da profissional nutricionista Jahny Rocha, disponibiliza à comunidade uma cartilha com orientações para uma alimentação saudável, bem como um Quiz com perguntas e respostas para testar os conhecimentos acerca de uma boa alimentação. Acesse abaixo.

(ASCOM/IFTO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook