Instalado posto de autoatendimento orientado da Receita Federal em Augustinópolis

terça-feira, 9 de outubro de 2018 às 17:45
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Foto: Paulo Palmares / VB

Alan Milhomem / Voz do Bico 

AUGUSTINÓPOLIS – Na tarde desta terça-feira (9), a Prefeitura de Augustinópolis inaugurou o posto de autoatendimento da Receita Federal na cidade, que funciona no prédio da prefeitura. O evento contou com a participação de vereadores, representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO), Associação dos Contabilistas do Bico do Papagaio (Ascobip), do prefeito Júlio Oliveira, do delegado da Receita Federal no Tocantins, José Márcio, além de escritórios de contabilidade.

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O projeto de instalação posto de autoatendimento foi realizado por meio da parceria entre o CRC-TO, Ascobip, prefeitura e Receita Federal. Durante o evento de inauguração, o presidente da Ascobip, contador Ricardo Gomes, agradeceu a prefeitura pela parceria e destacou que o posto vai facilitar a vida da comunidade e contadores que precisam se deslocar até Imperatriz (MA) ou Araguaína para resolver problemas relacionados a Receita.

“É com muita alegria que participamos desse momento. É a realização de um pouquinho do nosso sonho, que é ter uma agência na região, assim como lutamos pelo escritório da Junta Comercial aqui”, disse Ricardo. O representante do CRC-TO na região, Leonardo Soares, completou dizendo que o posto se tornou realidade devido o envolvimento de toda a classe e das parcerias, tanto com a prefeitura como com a Receita Federal.

Ao parabenizar a prefeitura, o presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Moutinho, destacou que diariamente pessoas de Augustinópolis procuram outras cidades para resolver problemas relacionados aos CPF ou outro serviço oferecido pela Receita. “Esse posto vai beneficiar muito nossa comunidade e até outros municípios. Temos uma demanda muito grande na região”, afirmou.

Foto: Paulo Palmares / VB

O prefeito Júlio Oliveira disse que os serviços vão iniciar imediatamente, pois a demanda da região é muito grande. Ele destacou que a prefeitura cedeu uma sala e uma funcionária, que passou por treinamento, para instalação do posto na cidade. Ele colocou a prefeitura à disposição da Receita Federal e do CRC-TO para novas parcerias.

Conforme o delegado da Receita Federal, José Márcio, o CPF hoje é um documento de identificação nacional que é exigido para quase todos as atividades dos cidadãos, e que o posto de autoatendimento vai atuar justamente para atender pessoas físicas. Ele salientou, ainda, que a instalação do posto de autoatendimento é o primeiro passo para a instalação de um posto da Receita Federal na cidade e uma posterior agência.

“É muito difícil a Receita Federal cumprir com todas suas obrigações sem as parcerias, principalmente, diante da realidade vivenciada no país hoje de contingenciamento de gastos e falta de recursos humanos. Nós parabenizamos a prefeitura pelo empenho em colocar o posto de autoatendimento em funcionamento, pois enviamos ofícios para muitos municípios e poucos atenderam”, destacou o delegado.

No posto de autoatendimento orientado os contribuintes têm acesso a serviços e informações por meio do site da Receita e também do portal virtual de atendimento e-CAC. O projeto tem se revelado um eficiente canal de assistência ao contribuinte, propiciando tanto conhecimento sobre os serviços que podem ser realizados por meio do atendimento virtual quanto sobre as funcionalidades do Atendimento Virtual (e-CAC).

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