Justiça Eleitoral promove a inclusão e educação política dos eleitores indígenas

quinta-feira, 19 de abril de 2018 às 16:13
249 Visualizações
Divulgação / TRE-TO

TOCANTINÓPOLIS – A promoção da educação política dos povos indígenas, a inclusão e o acesso aos serviços eleitorais é uma das prioridades para o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Para tanto, várias ações são desenvolvidas, como o Projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, que na primeira fase realizou um workshop com líderes indígenas das nove etnias do Estado.

O TRE realiza uma segunda fase do Projeto de Inclusão Sociopolítica com a ação Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro nas comunidades indígenas. Uma equipe da Justiça Eleitoral passará por 17 aldeias, iniciando pela Etnia Apinajé, em Tocantinópolis.

Publicidade

Neste sábado (21), a ação ocorre na Escola Indígena Mantyk São José, na Aldeia São José, das 8h às 16h. No domingo, é a vez da Escola Indígena Tekator, localizada na Aldeia Mariazinha, receber a equipe da Justiça Eleitoral.

Programação:

8h30 – Palestra – “A importância da participação do povo indígena no processo eleitoral”;

9h30 – Palestra – “Legislação eleitoral – direitos e deveres”;

10h30 – Mesa redonda na Aldeia – Momento em que serão esclarecidas as dúvidas dos indígenas;

11h – Jogo de Tabuleiro – de forma participativa são repassadas importantes informações sobre o processo eleitoral;

12h – Intervalo para o almoço;

13h30 – Votação simulada – os indígenas receberão, individualmente, instruções para utilização da urna eletrônica;

16h – Encerramento

Cartilha

A Justiça Eleitoral (JE) também está providenciando uma Cartilha Bilíngue para auxiliar os eleitores indígenas sobre quais os serviços são oferecidos pela JE, direitos e deveres, os passos do processo eleitoral, seu funcionamento e os crimes eleitorais. A cartilha será distribuída nas aldeias, no idioma português e em mais quatro línguas nativas das comunidades, facilitando o acesso e a compreensão desses temas.

Eleitores indígenas

Nove etnias estão distribuídas de Norte a Sul do Tocantins. São elas: Karajás, Javaés, Apinajés, Xerentes, Xambioás, Krahôs, Krahô-Canela, Pankararu, Avá-Canoeiro. Segundo dados do IBGE, 14.243 indígenas vivem no Tocantins e, deste total, 4.285 são eleitores aptos a votarem nas próximas eleições no estado. O número ainda pode aumentar após o encerramento do cadastro eleitoral, dia 9 de maio. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook