
Nesta sexta-feira (15), ocorreu em Augustinópolis o encerramento da implantação do Protocolo do Fogo na região do Bico do Papagaio. O processo, iniciado nessa segunda-feira, 11, reuniu prefeitos e gestores ambientais de 11 municípios (Axixá, São Sebastião do Tocantins, Augustinópolis, Sampaio, Praia Norte, São Bento, Aguiarnópolis, Esperantina, Maurilândia, Buriti do Tocantins e Itaguatins) que assinaram o protocolo se comprometendo a trabalhar na prevenção de queimadas.
O projeto, realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), consistiu em oficinas e palestras com representantes dos 11 municípios. O objetivo foi o de desenvolver um plano de ação para cada cidade que possa garantir a redução das queimadas e ampliar a preservação do meio ambiente de uma maneira geral.
Segundo o secretário de meio ambiente de Augustinópolis, Fernando Cardoso, o mais importante agora é unir forças. “A união de todos os municípios, órgãos instituições e também da iniciativa privada é o que irá garantir que esse plano de ação possa ser concretizado na nossa região”, disse o representante municipal, lembrando que o problema das queimadas envolve várias esferas da sociedade. “As queimadas são uma questão de saúde pública, meio ambiente e educação. Precisamos agir em todos esses pontos”, concluiu.

Antônio Ferreira Silva, conhecido como Miolo, secretário de meio Ambiente de Praia Norte, elogiou o treinamento recebido e, bem-humorado, brincou. “Eu não sou doutor, mas depois das palestras e oficinas estou saindo daqui quase com mestrado”. Miolo também aproveitou sua fala para garantir a integração de Praia Norte no trabalho de prevenção ao fogo. “As queimadas não são novidades, todos sabemos os problemas que causam, por isso agora é trabalhar duro”, disse.
O prefeito de Augustinópolis, Julio Oliveira (PRB), estava presente e agradeceu ao seu secretariado pelo empenho durante o treinamento e alertou para a necessidade de um trabalho contínuo. “Esta é apenas uma porta que se abre para desenvolvermos um trabalho. Ao assinar o protocolo apenas estamos firmando o compromisso de que iremos trabalhar seriamente”, declarou.












