Municípios do Bico do Papagaio participam de Mostra de Saúde sobre experiências de serviços do SUS

sexta-feira, 23 de novembro de 2018 às 09:38
Foto: Luciana Barros / Governo do Tocantins

PALMAS – Os municípios de Ananás e Riachinho participaram da Mostra de Vivências nos Territórios de Saúde do Tocantins, projeto “Saúde é Meu Lugar”, realizado pela RedEscola, com coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz. O evento foi realizado em Palmas e teve o objetivo de reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde nos territórios brasileiros. No evento também foi realizada uma homenagem a líder comunitária Dona Raimunda Quebradeira de Coco, que morreu no início do mês.

Dentre as histórias contadas, foram apresentadas “Saúde prisional por que saúde é direitos de todos! Foco DST/HIV”, desenvolvida em Ananás, e “Aleitamento materno em comemoração ao Agosto Dourado”, no município de Riachinho. No Tocantins, foram apresentados trabalhos de 35 municípios que postaram totalizando 143 histórias de vivências.

A diretora da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS), Fabíola Sandini Braga, agradeceu a participação dos municípios e enfatizando o esforço de todos. “Sabemos das dificuldades dos municípios para que possam estar aqui, em especial os secretários municipais, isso nos motiva a continuar e desejamos que seja um momento de compartilhar ideias, aprender e reaprender ”, salientou.

O representante da Fiocruz e coordenador nacional do projeto “Saúde é Meu lugar”, Carlos Xavier, enfatizou que as histórias contadas e ideias vêm dos territórios. “Nós fazemos a defesa radical do SUS e ficamos muito felizes com este projeto. Fazemos uma autocrítica, a maioria população brasileira hoje, mesmo 30 anos depois da criação do sistema, não entende o que é o SUS de verdade. Estas ações servem para mostrar o trabalho realizado no SUS”, afirmou. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook