Novos vereadores de Augustinópolis se reúnem e definem composição de comissões

sábado, 26 de janeiro de 2019 às 14:49
53 Visualizações
Foto: Paulo Palmares / Voz do Bico

Alan Milhomem / Voz do Bico

AUGUSTINÓPOLIS – Após tomarem posse e elegerem a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Augustinópolis, os novos vereadores se reuniram e definiram a composição das comissões da Casa de Leis. O ex-vereador Sadoc Paixão, o ex-deputado Iderval Silva e Gilton Venâncio, o Giltão, participaram da reunião e opinaram sobre a composição das comissões, inclusive montando chapas.

Publicidade

Na Comissão de Justiça e Redação, o vereador Daniel será o presidente, Reinaldão assume a relatoria e Jarbas é o terceiro membro. A Comissão de Finanças e Orçamento ficou sob o comando de Frederico Guedes, tendo como relator Josenilton e Marconcelio como membro. O vereador Daniel também assumiu a Comissão de Representação, que tem como relator Reinaldão e Elias como membro.

Com relação a Comissão Processante, que será responsável por avaliar a conduta dos vereadores que foram afastados e presos, o assunto só será tratado oficialmente pela Casa de Leis a partir da próxima segunda-feira (28). Essa comissão é que vai avaliar os 10 vereadores afastados e decidir pela cassação ou não do mandato deles. Após concluir os trabalhos, que têm prazo de até 180 dias para serem feitos, o relatório será apresentado em plenário e votado pelo parlamentares.

Dez novos vereadores de Augustinópolis. Foto: Paulo Palmares / Voz do Bico

Posse e eleição

Os 10 suplentes de vereadores foram empossados no fim da manhã deste sábado (26), após a Justiça determinar a prisão temporária de 10 vereadores e o afastamento das funções públicas por 180 dias. Eles são investigados por cobrar propina para aprovar o projetos da prefeitura na Casa de Leis.

A Sessão solene foi presidida pelo vereador Cícero Moutinho, que foi o único não afastado do cargo pela Justiça. A Sessão Solene começou pouco depois das 12h e os dez suplentes fizeram o juramento e foram empossados. Antes da posse, a maioria dos novos vereadores passou a manhã em reunião com advogados.

Foram empossados: Antônio Reinaldo Ferreira Gomes (Reinaldão), Josenildo Ferreira Barbosa (Lagoa), Daniel Walisson de Jesus Sousa, Frederico Guedes de Oliveira, Elias Madeira Pereira, Solange dos Santos Araújo (Solange do Donizete), Marconcélio Assunção da Silva, Jarbas Fernandes de Andrade (Cabeção), Edimar Cardoso de Oliveira (Edmar do Artur) e Joacy Costa.

Logo depois da posse, foi realizada Sessão Extraordinária para eleição da Mesa Diretora. Uma única chapa foi formada e aprovada por todos os parlamentares. Cícero Moutinho foi reeleito presidente e Elias Madeira assume a vice-presidente. Joacy assume a primeira secretaria e Solange é a segunda secretária.

Após posse e eleição da mesa diretora, todos os vereadores falaram e lamentaram a prisão e o afastamento dos parlamentares que são investigados por cobrar propina para aprovar projetos da prefeitura. Os novos parlamentares agradeceram os votos da população e disseram que vão honrar a confiança depositada neles pelos augustinopolinos.

 

-- Publicidade --