Oito municípios do Bico do Papagaio perdem Agentes Comunitários de Saúde

quinta-feira, 19 de julho de 2018 às 17:28
400 Visualizações
Os agentes são a porta de entrada nos serviços de saúde da Atenção Básica. Foto: Divulgação

Alan Milhomem / Voz do Bico

ARAGUATINS – Oito municípios do Bico do Papagaio perderam Agentes Comunitários de Saúde devido as secretarias municipais de Saúde não cumprirem o prazo para cadastrar as equipes no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES), conforme portaria do Ministério da Saúde (MS) do dia 12 de junho e publicada no Diário Oficial da União nesta semana.

Publicidade

Tiveram agentes descredenciados os municípios de Araguatins, Cachoeirinha, Palmeiras, Praia Norte, Santa Terezinha, São Miguel, São Sebastião e Tocantinópolis. Ainda segundo o Ministério da Saúde, os descredenciamentos foram feitos por descumprimento da legislação que obriga os municípios cadastrarem os profissionais da saúde, além da necessidade de monitoramento, por parte do MS, da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

De acordo com a portaria do MS, as cidades de Cachoerinha, Praia Norte, Santa Terezinha e São Sebastião tiveram um Agente Comunitário de Saúde descredenciado cada. Já Araguatins e Palmeiras perderam dois agentes cada. São Miguel e Tocantinópolis tiveram três e nove descredenciamentos, respectivamente.

A falta de profissionais deve refletir diretamente na vida da população, que terá mais dificuldade de acessar a rede atenção básica em saúde, pois a porta de entrada é o Agente Comunitário de Saúde.

Veja a atual situação dos oitos municípios segundo o Ministério da Saúde:

Município ACS credenciado ACS descredenciado
Araguatins 89 2
Cachoeirinha 5 1
Palmeiras 17 2
Praia Norte 22 1
Santa Terezinha 7 1
São Miguel 32 3
São Sebastião 13 1
Tocantinópolis 62 9

 

-- Publicidade --

Comentários no Facebook