Redação Portal Voz do Bico
AUGUSTINÓPOLIS – O passeio ciclístico Pedalando Contra as IST/AIDS e Hepatites Virais abriu a programação da Secretaria Municipal de Saúde em alusão mês de combate e prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O passeio foi realizado no último sábado (1º) e reuniu cerca de 100 de Augustinópolis e cidades vizinhas, Panfletagem e um seminário também fazem parte da programação.
Passeio Ciclístico
O evento reuniu ciclistas na Praça Ary Valadão, onde os participantes tiveram atendimentos gratuitos de aferição de pressão, glicemia e dicas de saúde. Eles também participaram de atividades comandadas por profissionais de educação física antes do iniciar o passeio, que seguiu até o Povoado Vinte Mil e retornou à praça. Profissionais da saúde acompanharam todo o trajeto. Foram sorteados brindes para os ciclistas, inclusive uma bicicleta.
Seminário
Começa nesta terça-feira (4) a VI edição do Seminário de IST/AIDS e Hepatites Virais em Augustinópolis. Palestras, oficinas e realização de testes rápidos fazem parte da programação, que se estenderá até a quarta-feira (5). Este ano, o evento tem como tema Comunicação, Juventude e a Família. Profissionais da saúde, acadêmicos e comunidade em geral são convidados a participar.
Os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde ou a sede da Secretaria Municipal de Saúde para efetuar a inscrição no evento. Conforme a organização, o evento é um momento de explanação e orientação sobre os temas relacionados as infecções sexualmente transmissíveis.
A abertura está programada para as 19h desta terça-feira (4) na Escola La Salle, mas o credenciamento dos participantes começa a partir das 17h30. Na quarta-feira, serão realizadas quatro oficinas com temas relacionados às IST/AIDS voltadas para profissionais da saúde, professores da rede municipal de ensino, adolescentes e comunidade em geral.
Os eventos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e contam com o apoio da Vigilância Epidemiológica, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Centro de Educacional Santa Rita (CESRT).