PF e CGU deflagram operação em 11 municípios do Bico para apurar suposto esquema na compra de medicamentos

quarta-feira, 7 de outubro de 2020 às 08:56
892 Visualizações
Controladoria-Geral da União. Foto: Divulgação.

BICO – A Controladoria Geral da União e a Polícia Federal deflagraram nesta quarta-feira, 7, a operação Bálsamo de Gileade, para apurar um possível esquema de corrupção que desviava recursos na aquisição de medicamentos em 11 municípios do Bico do Papagaio, além de Araguaína e Imperatriz (MA).

Estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e 15 de prisão temporária, além de sequestro de bens na ordem de R$ 12 milhões.

Publicidade

Os mandados ocorrem nos municípios de Augustinópolis, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Ananás, Buriti do Tocantins, Praia Norte, Palmeiras do Tocantins, Aguiarnópolis, Maurilândia do Tocantins, Luzinópolis, Riachinho, Araguaína e Imperatriz (MA).

As investigações foram iniciadas em 2019, quando foi constado um possível esquema de desvios de recursos por servidores públicos, por meio de compras fraudulentas de medicamentos, realizadas através de irregularidades em processos licitatórios e emissão de notas fiscais canceladas posteriormente.

As investigações também apontam transferências bancárias efetuadas por responsáveis pela empresa investigada para servidores públicos municipais que estavam envolvidos nos processos licitatórios e para outros vinculados à área da Saúde.

(Informações da Polícia Federal)

-- Publicidade --