Alan Milhomem / Voz do Bico
AUGUSTINÓPOLIS – Os três presos na Operação Suborno nessa quarta-feira (18) foram transferidos para o Presídio Barra da Grota, em Araguaína. David Santos Silva (Bebezão), 35 anos, Orivaldo da Costa Nazario (Magrelo), 32 anos, e Welley Hernandes do Carmo (Negão), 29 anos, integram a organização criminosa que tentou furtar a agência do Banco do Brasil de Augustinópolis no último domingo (15).
Bebezão, Magrelo e Negão foram presos na manhã dessa quarta-feira (18) em Imperatriz (MA), após uma ação articulada entre a Polícia Civil de Augustinópolis, Delegacia Especializada em Investigações Criminais de Palmas (Deic), Grupo de Operações Especiais Táticas Especiais (Gote) e da Superintendência de Investigações Criminais do Maranhão (Seic).
As prisões aconteceram após um dos integrantes, Valdemir Gomes de Lima, oferecer R$ 1 milhão ao delegado de plantão, Jacson Wutke, para soltar o suposto líder preso no último domingo (15). “Diante da situação, e por se tratar de uma organização criminosa com alto grau de sofisticação, entramos com ação controlada para localizar os outros integrantes da organização”, relatou o delegado Thyago Bustorff, que participou da operação.
Ainda segundo o delegado, a Corregedoria da Polícia Civil foi informada da proposta oferecida ao plantonista e, com autorização Vara Criminal da Comarca de Augustinópolis, a polícia entrou na negociação com a organização. O pagamento do suborno teria sido marcado para terça-feira (17) em um local na cidade de Imperatriz. A polícia montou um esquema de monitoramento e conseguiu os três integrantes da organização que estavam soltos.
Conforme o delegado Thyago Bustorff, o primeiro a ser preso foi o “Bebezão”, que foi abordado em uma casa em Imperatriz. Ele estaria dando apoio a fuga de “Negão” e “Magrelo”, presos em um hotel nas imediações da antiga rodoviária, em Imperatriz, e com viagem marcada para Cuiabá, no Mato Grosso. Após as prisões, os três foram apresentados no Complexo da Polícia Civil de Augustinópolis.
Veja o momento da chegada dos presos em Augustinópolis:
O caso
No domingo (15), a Polícia Militar frustrou uma tentativa de furto à agência do Banco do Brasil de Augustinópolis. Quatro suspeitos de envolvimento na ação criminosa foram presos e várias ferramentas que seriam utilizadas no crime foram apreendidas. Segundo a PM, durante patrulhamento à noite na cidade, a equipe percebeu a atividade suspeita de dois homens que estavam dando cobertura a outros dois indivíduos que estavam arrombando uma parede que dá acesso ao cofre da agência. Na ação, três suspeitos conseguira fugir.
Após essas prisões, a Polícia Civil continuou as investigações que desencadearam a Operação Suborno, realizada nessa quarta-feira (18) e que resultou na prisão de mais três integrantes da organização criminosa, que tem ramificações em todo Norte e Nordeste, além de ligações com o Comando Vermelho.