
ARAGUATINS – Policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar participaram, nessa quinta-feira (1º) de palestras educativas em escolas da rede municipal e estadual de ensino nas cidades de Axixá e Araguatins. As palestras foram realizadas com o objetivo de incentivar o respeito as regras e normas de boa convivência no espaço escolar e na sociedade.
Em Araguatins, a palestra foi ministrada pelo subcomandante do 9° BPM, cap Sandro de Lima e integrou as atividades do Projeto Escola e Família: Juntos Escrevemos um Mundo Melhor. A ação foi desenvolvida na Escola Estadual Santa Gertrudes, localizada no Povoado Falcão.

O subcomandante falou sobre a importância da disciplina para a convivência em grupo, aproveitando para mostrar as implicações tanto para o indivíduo como para a comunidade. Por meio de sua história de vida, o palestrante contou o que aprendeu, ainda criança, com seus pais e professores e afirmou que tem orgulho de passar para suas filhas o respeito a regras e normas de boa convivência.
O evento contou com a participação da comunidade escolar e pais dos alunos, que puderam aprender um pouco mais sobre a responsabilidade de educar, que se inicia na família, passa pela escola e reflete no aluno em seu convívio diário em comunidade. “Cada um deve fazer a sua parte e colaborar através de pequenos gestos que podem fazer grande diferença na escola. Parabenizo a iniciativa da direção da unidade escolar”, finalizou o subcomandante Sandro de Lima.
Em Axixá, também nessa quinta-feira (1º), o sargento Ângelo ministrou uma palestra para cerca de 50 pessoas, entre alunos e funcionários da Escola Municipal João Paulo II, sobre os malefícios das drogas. A palestra foi solicitada pela diretora da escola, Magna Conceição Silva.
O sargento da PM explicou os malefícios do primeiro contato e dependência do uso de drogas para jovens e adolescentes, destacando os fatores de risco aos quais os próprios alunos estão submetidos. A direção da escola ficou satisfeita com essa interação entre a Polícia Militar e a escola, e já solicitou nova palestra sobre o tema para outros turnos.
