Prefeitura de Augustinópolis inaugura Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco

terça-feira, 24 de setembro de 2019 às 09:01
A casa terá por finalidade os serviços de acolhimento na modalidade de abrigo institucional para atender crianças e adolescentes. – Foto: Paulo Palmares/ VB

AUGUSTINÓPOLIS – Depois de um trabalho de sensibilização junto aos prefeitos que compões a comarca de Augustinópolis realizado pela 2ª Promotoria de Justiça de Augustinópolis, em especial pela drª Ruth Araújo, é inaugurado em Augustinópolis a Casa de Acolhimento Coração de Mãe, resultado da parceria intermunicipal formado pelos municípios de Augustinópolis, Praia Norte, Sampaio, Carrasco Bonito, São Sebastião e Esperantina.

A casa terá por finalidade os serviços de acolhimento na modalidade de abrigo institucional para atender crianças e adolescentes em situação de abandono, negligência, destituição do poder familiar, ameaça e violação de seus direitos fundamentais, conforme estabelecem os artigos 90, 92, 93, e 101, da Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

“A responsabilidade é nossa, e como gestores responsáveis, temos que abraçar este projeto sabendo que uma criança ou adolescente acolhido é com certeza um ato de amor sem tamanho e um problema a menos em nossa sociedade”, resumiu o prefeito Júlio Oliveira, enquanto o prefeito de Sampaio destacou em sua fala que os gestores não podem agir com indiferença diante da violação dos direitos da criança e do adolescente. Já o prefeito de Carrasco Bonito, Carlos Aberto, disse que prefere ver a Casa de Acolhimento como um “investimento no futuro das crianças e adolescentes em situação de risco”.

Apontada com o principal artífice para a criação do abrigo, a drª Ruth Araújo, ressaltou em sua fala que a inauguração era um “momento de conscientização social, elegendo prioridades, para termos uma sociedade buscando soluções para um problema que não é imediato”.

INAUGURAÇÃO

A programação de inauguração, teve início na tarde desta segunda-feira, 23, com a presença do prefeito de Augustinópolis, Júlio Oliveira; Armindo Cayres, prefeito de Sampaio, Carlos Aberto, prefeito de Carrasco Bonito; drª Ruth Araújo, promotora de justiça; drª Daniela Caldas, titular da Delegacia da Mulher, representante do Poder Judiciário, Conselho Tutelar, vereadores e outros entes municipal.

A CASA

Conforme Marlene Xavier, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, a Casa de Acolhimento comporta abrigar até 20 usuários e a equipe de apoio é composta por 1 psicóloga, 1 Assistente Social, 2 cuidadoras social, 2 auxiliares de cuidadora e 2 vigilantes.

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook