Professoras da Unitins Augustinópolis conquistam mestrado com pesquisas relacionadas ao Bico

sexta-feira, 10 de julho de 2020 às 18:00

AUGUSTINÓPOLIS – As professoras Andrea Pereira da Conceição e Jucicleia Teodoro de Lima Izidório, do curso de Ciências Contábeis do câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conquistaram título de mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (Unitau) São Paulo. Jucicleia buscou compreender a dinâmica da agricultura familiar em Augustinópolis e Andreia desenvolveu estudo dos fatores que influenciam o clima organizacional dos empregados de uma empresa familiar de pequeno porte. Andreia defendeu a dissertação na última terça-feira e Jucicleia em março.

Profª. Andreia durante defesa da dissertação que estudou pequenos negócios. Foto: Arquivo pessoal.

“Decidi falar sobre pequena empresa, pois é a realidade da maioria dos negócios que ficam na nossa região. Então, nós, enquanto profissionais da contabilidade da região do Bico do Papagaio, devemos nos especializar cada vez mais nesse tipo de empreendimento”, observa Andreia, ao explicar a escolha do tema. A professora assegura que através da pesquisa foi possível determinar que a empresa objeto de estudo possui um bom clima organizacional, entretanto, o gestor não possui conhecimentos técnicos sobre do que se trata clima organizacional.

Publicidade

Já para Jucicleia, seu estudo revela que a agricultura familiar de Augustinópolis se apresenta como uma atividade com grande potencial de melhoria de qualidade de vida dos participantes da pesquisa, mas eles enfrentam dificuldades quanto ao apoio técnico e político e à participação em programas, além da falta de comunicação e orientação para aquisição de crédito para melhor atuarem em sua profissão e adquirirem insumos para o crescimento da produção.

Professora Jucicleia durante defesa da dissertação sobre agricultura familiar. Foto: Arquivo pessoal.

“As contribuições desta dissertação foram tanto no contexto acadêmico quanto no corporativo. No contexto acadêmico, o estudo contribui para os avanços das pesquisas realizadas no Brasil e no Tocantins no que tange à agricultura familiar. No contexto corporativo, o estudo contribuirá para a melhoria na gestão da agricultura familiar e para a criação de um arranjo produtivo local que proporcionará um desenvolvimento do setor estudado”, sustenta a pesquisadora.

“A qualificação do docente é uma necessidade para que continuemos a oferecer ensino de qualidade aos nossos universitários”, pontua a professora Me. Jucicleia, orgulhosa com a conquista que, segundo ela, terá impacto direto na sua atuação em sala de aula. “Continuar promovendo qualidade em tudo que a Unitins oferece à comunidade”, acrescenta a professora Me. Andrea.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Ana Paula Monteiro, reconhece o empenho das docentes que realizam suas atividades com dedicação e compromisso que vão além da difusão do saber. “Nossos universitários é que são os ganhadores, pois sabem que todo empenho é para melhorar, ainda mais, a qualidade das aulas” conclui.

(Dicom/Unitins)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook