Profissionais participam de curso para vacinação contra brucelose

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018 às 17:30
452 Visualizações
Divulgação / Assessoria

AUGUSTINÓPOLIS – Vinte e seis alunos receberam treinamento de como realizar vacinação contra brucelose. O curso Trabalhador no Manejo e Aplicação de Vacinas Contra Brucelose também abordou orientações sobre a doença, sinais clínicos nos bovinos, formas de acondicionamento, manipulação e aplicação correta da vacina.

O treinamento foi realizado por meio da parceria entre o Sindicato Rural de Augustinópolis e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A presidente do sindicato, Cássia Rejane Cayres, destacou a importância do curso para os produtores rurais da cidade, pois os alunos aprendem as instruções corretas de como é importante trabalhar e saber como realizar o manuseio correto da vacina. “Agradeço muito por essa parceria com o Senar, que nunca mede esforços para nos atender”, afirmou.

Publicidade

Compondo o grupo das zoonoses, doenças transmitidas dos animais ao homem, a brucelose é causada por uma bactéria, que pode alojar-se dentro das células de defesa, o que dificulta o controle da doença. Vale ressaltar que a brucelose humana é de caráter principalmente ocupacional, ou seja, o grupo de maior risco é composto pelas pessoas que lidam diretamente com os animais infectados e os que trabalham com produtos de origem animal.

A brucelose bovina encontra-se disseminada por todo o território nacional, sendo uma das principais causas de aborto em vacas. Animais sexualmente maduros, especialmente vacas prenhes, são mais suscetíveis à infecção, porém touros também adquirem a doença, podendo desenvolver inflamação dos testículos. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)

-- Publicidade --