Programa de Desenvolvimento Regional garante construção de frigorífico em Ananás

quarta-feira, 4 de julho de 2018 às 10:06
430 Visualizações
 Foto: Divulgação

ANANÁS – O município de Ananás é um dos oitos que serão beneficiados com a construção de novos frigoríficos/matadouros para abatimento de carne no Tocantins. As obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) e visão buscar um consumo com qualidade, além de criar emprego e renda nos municípios.

A previsão é de que, em cada município, seja investido o valor de R$ 2.150.000,00 e os estabelecimentos tenham capacidade para abate inicial de 50 a 100 cabeças/dia, sendo um total de 96 mil cabeças de animais por ano.

Publicidade

Para os empreendimentos, já foram dadas as ordens de serviço em cada município. Agora, estão sendo finalizados os trâmites de documentação entre a Seagro e o órgão financiador. A obra e os equipamentos são financiados 100% com recurso do PDRIS, com contrapartida do município com a doação da área.

Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a escolha das localidades foi feita com base em critérios de viabilidade como sanidade, suficiência de rebanhos, demanda de abate condizente com a capacidade dos matadouros, compras institucionais, Compra Direta e Programa Nacional de Alimentação em Escolas (Pnae), garantia de comercialização, processo de abate certificado com o Serviço de Inspeção Municipal, entre outras normas.

O matadouro é uma estrutura regional, na qual, após a construção, os municípios poderão vender a carne produzida com segurança. Todos terão Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e poderão comercializar carne para todo o Tocantins. (Redação Voz do Bico, com informações da assessoria)

-- Publicidade --