Projeto da UFT de Tocantinópolis contribui para alfabetização e letramento de jovens e adultos

segunda-feira, 27 de agosto de 2018 às 10:00
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História em quadrinhos ajuda jovens e adultos a ler e escrever. Foto: Arquivo pesquisador.

TOCANTINÓPOLIS – O simples ato de ler e escrever parece simples quando a alfabetização começa na infância, mas essa não é a realidade de mais de 11,8 milhões de brasileiros acima de 15 anos que são analfabetos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para reverter esse cenário, o professor Gustavo Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Tocantinópolis, realiza o letramento estético para ajudar jovens e adultos a desenvolver a leitura e a escrita por meio da produção de histórias em quadrinhos.

Alunos de diferentes faixas etárias e moradores do campo, geralmente de escolarização baixa e que voltaram à universidade para completar ou concluir seus estudos. No entanto, eles têm encontrado dificuldades para entender o conteúdo. Percebendo isso, o professor Gustavo Araújo aliou texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem.

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Para o docente e pesquisador do curso de Licenciatura em Educação no Campo, “ao considerar a leitura e a escrita como práticas sociais e culturais é que o letramento se mostra fundamental no processo educacional”, disse.

A estratégia tem rendido bons frutos, como os colhidos pelo senhor Antônio, de 35 anos. Ele explica melhorou na leitura, porque quando você faz o produto é preciso ler e reler o material. “A cada leitura que você faz você tem uma visão diferente, você acha que ficou faltando alguma coisa… então melhorou, a gente lê muitas vezes, e isso faz com que a leitura da gente melhore”, afirmou.

Para dona Raimunda, de 42 anos, a história em quadrinhos ajudou ela desenvolver a leitura verbal. O fato de ter que escrever a própria história, a obrigada ler o material muitas vezes, corrigi-lo, melhorá-lo e esse exercício de estar sempre revendo tudo a obriga ter um rigor maior com a leitura e escrita, contribuindo para o melhor rendimento.

O professor Gustavo Araújo continua estudando esse processo de aprendizagem em sua pesquisa de doutorado, segundo ele, “aliar texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem do aluno contribui para o entendimento da realidade que o mesmo está inserido”. A hipótese dele é que as histórias em quadrinhos são importantes instrumentos para o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes da EJA, como os resultados preliminares da pesquisa tem apontado. (Redação Voz do Bico, com informações da UFT)

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