Projeto de extensão promove saúde e qualidade de vida para comunidade idosa de Tocantinópolis

quinta-feira, 7 de novembro de 2019 às 10:32
Projeto “Saúde e Cognição na Melhor Idade”. – Foto: Divulgação

TOCANTINÓPOLIS – Ação desenvolvida em Tocantinópolis promove atividades físicas para idosos da comunidade. O projeto “Saúde e Cognição na Melhor Idade” é desenvolvido pelo professor do curso de licenciatura em Educação Física, Rubens Vinícius Letieri, e foi um dos contemplados no edital de Auxílio Financeiro a Projetos de Extensão, que faz parte dos programas “UFT Social: uma universidade sem muros”; e “Trilhas Tocantinenses”.

Atualmente, são cerca de 80 idosos que participam do projeto e 18 alunos do curso de licenciatura em educação Física, que são capacitados com reuniões semanais para as atividades práticas e coletas de dados. As intervenções práticas incluem exercícios de força, resistência aeróbica e atividades recreativas. Os participantes passam por triagem cognitiva e física antes, durante e após o programa, para avaliar a composição corporal, bateria de testes funcionais e avaliação do perfil hormonal dos idosos: análise sanguínea de testosterona total e cortisol.

Publicidade

O projeto objetiva promover saúde e qualidade de vida para os idosos da comunidade, através de uma vida mais ativa na terceira idade, para um envelhecer sadio, além de promover a socialização. Para o  coordenador do projeto “a principal tarefa desse projeto é a inserção social do idoso, de forma prática, em diversas atividades físicas, sobretudo com o objetivo da melhoria da saúde funcional e cognitiva. É expressivo o impacto social que o projeto oferece,  pois traz importante suporte para as políticas públicas de saúde da população idosa”.

Com o recurso do edital já foram adquiridos : bandas elásticas para exercícios de resistência muscular, eletrodos para avaliações de composição corporal pela técnica de bioimpedância tetrapolar (rastreio da massa magra, massa gorda e estado de hidratação). As aulas acontecem às segundas e sextas-feiras, em dois horários: das 6h às 7h e das 8h às 9h, com turmas distintas, na Academia da Melhor Idade, espaço da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis.

Projeto “Saúde e Cognição na Melhor Idade”. – Foto: Divulgação

(ASCOM/UFT-TOCANTINÓPOLIS)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook