Projeto do vereador Antônio Feitosa transforma a Panelada em patrimônio cultural de Augustinópolis

quarta-feira, 9 de outubro de 2019 às 15:15
Vereador Antonio Feitosa, justificou que a iguaria se tornou um prato típico da cidade. – Foto: Paulo Palmares/ VB

AUGUSTINÓPOLIS – Foi aprovado na noite desta terça-feira, 08, o projeto do vereador Antônio Feitosa, o Toinho, que declara a Panelada como sendo “patrimônio cultual e gastronômico de Augustinópolis”. Em sua justificativa, o vereador destacou a importância da iguaria para a gastronomia local, já que tornou-se uma espécie de prato típico da cidade e são raríssimas as pessoas que nunca tenha provado o prato que comumente são vendidos nos também típicos carrinhos de comida.

O artigo 1º da lei diz expressamente: “Essa lei tem como objetivo reconhecer a importância de um prato típico; a Panelada como símbolo e forma de expressão cultural e gastronômica da cidade de Augustinópolis”. Na oportunidade o vereador aproveitou para lembrar nomes de alguns dos pioneiros na venda da iguaria na cidade, como Manoel Panelada, Bua, Mariano, Maria Alice, Dona Rosária, Cissão, Josias, entre outros.

Toinho aproveitou para lembrar de um requerimento de sua autoria apresentado no mandato anterior, que trata da construção de um Centro Gastronômico em Augustinópolis especialmente para abrigar os vendedores de comidas da cidade.

REQUERIMENTOS

O vereador Toinho também pediu por meio de requerimentos verbais, em caráter de urgência o reparo da ponte que liga o povoado 20 mil ao PA Bacaba. Conforme o vereador a ponte se encontra estado precário e precisa de conserto urgente. Ele também solicitou, verbalmente o encascalhamento da vicinal que liga o povoado ao PA. “O percurso se encontra em estado crítico, aproveito também para pedir o encascalhamento da vicinal do Eduardo, na região rural das Pacas. A vicinal é nova e se encontra só no chão batido”, disse.

(Redação Voz do Bico)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook