Sete cidades do Bico do Papagaio zeraram número de casos ativos de covid-19

terça-feira, 14 de setembro de 2021 às 08:38
Imagem: Reprodução.

BICO – Um total de sete cidades do Bico do Papagaio zeraram os casos de covid-19, de acordo com levantamento realizado junto às Secretarias Municipais de Saúde dos 139 municípios tocantinenses pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO). Em todo o estado, foram 36 cidades.

De acordo com a diretora de Comunicação do Conselho, Mariana Coelho, estes dados são resultados do intenso trabalho de imunização feito pelas gestões municipais.

Publicidade

“A queda só vem a comprovar a eficácia da vacina contra a covid-19. Porém não podemos deixar de lembrar do esforço realizado pelas equipes de saúde, capitaneadas pelos secretários municipais de Saúde. Todos têm se esforçado 24 horas por dia, sete dias por semana, com busca ativa na zona urbana e rural, e ainda realizando um intenso trabalho de conscientização. O nosso objetivo está sendo alcançado e tenho certeza de que vamos vencer juntos essa pandemia. Vacinas salvam vidas sim!”, disse.

A redução de casos nos municípios têm sido constante. No último Boletim Epidemiológico estadual divulgado nessa segunda-feira, 13, o Tocantins contabilizou somente 87 novos casos confirmados da doença, sendo dois nas últimas 24h.

O presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, também destacou o trabalho realizado pelo Ministério da Saúde, pela Superintendência do Ministério da Saúde no Tocantins e pela Secretaria Estadual de Saúde neste processo. Ele reforçou também a importância das pessoas que ainda não se vacinaram de buscarem a imunização.

“A saúde é tripartite e temos acompanhado o trabalho coletivo para que as vacinas cheguem até a ponta. Dito isso, precisamos conscientizar ainda mais os nossos cidadãos da importância de se vacinar. Se você ainda não recebeu o imunizante ou conhece alguém que não o fez, leve a informação sobre os bons resultados que estamos obtendo. Só com a vacina vamos poder voltar de fato à normalidade”, destacou.

“Redução não significa relaxamento”

Segundo Mariana Coelho, a redução dos casos não significa que as pessoas devem relaxar nos métodos de prevenção. “Conversando com alguns colegas secretários, a gente percebe que sempre que há um feriado, em que as pessoas viajam, na sequência aparecem novos casos de covid-19. Por isso é importante mantermos alguns hábitos já conhecidos no nosso cotidiano, como continuar usando a máscara de proteção, uso do álcool em gel, entre outros”, finalizou.

As cidades biquenses que zeraram os casos de coronavírus foram: Aguiarnópolis, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Nazaré, Riachinho e Santa Terezinha do Tocantins.

(Ascom)

-- Publicidade --