Técnicos de Araguatins e Tocantinópolis participam de projeto contra trabalho escravo

quarta-feira, 11 de abril de 2018 às 10:24
501 Visualizações
Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

PALMAS – Técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Araguatins e Tocantinópolis estão participando, em Palmas, da formação do Projeto Escravo, nem pensar!. A iniciativa da Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil é desenvolvida no Tocantins em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e visa mobilizar as escolas estaduais com ações de prevenção ao trabalho escravo, ao tráfico de pessoas e ao trabalho infantil.

De acordo com a gerente de Educação do Campo e Quilombola da Seduc, Maria do Socorro Soares Coelho, o projeto colabora para atender as metas dos Planos Nacional e Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo. “Inicialmente, serão atendidas 361 escolas em 100 municípios vulneráveis à ocorrência de aliciamento de trabalhadores, trabalho escravo e trabalho infantil. Nossa intenção é difundir o conhecimento por meio das unidades escolares, como forma de combater essas violações dos direitos humanos”, enfatizou.

Publicidade

Segundo a secretária de Educação, Wanessa Sechim, além de ser uma violência, o trabalho escravo afeta negativamente na aprendizagem dos educandos que estejam nessas condições, e também podem ser responsáveis pela evasão dos alunos. “Com essa parceria, serão desenvolvidas ações de esclarecimento e prevenção ao longo de 2018 nas escolas, com intuito de que a comunidade escolar seja também multiplicadora para a população dos municípios atendidos”, destacou.

Além da capacitação continuada, os participantes receberão gratuitamente materiais didáticos impressos e digitais sobre os temas do projeto, além de assessoria pedagógica. Os profissionais das regionais serão responsáveis por multiplicar os conteúdos e a metodologia do projeto para as escolas. O projeto conta com apoio do Ministério Público do Trabalho e a parceria da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça.

-- Publicidade --