TOCANTINÓPOLIS – Ryan Alves Teixeira, 12 anos, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual GTI Professora Aldenora Alves Correia, de Tocantinópolis, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2018 (Obmep), Nível I. Os alunos de escolas públicas do Tocantins ainda conquistaram oito medalhas de prata e mais de 60 de bronze na competição, além de certificados de menção honrosa. Cerca de 185 mil estudantes do Estado participaram da Olimpíada este ano.
Esta é a segunda vez que o estudante Ryan Alves Teixeira ganha medalha na Obmep. No ano passado ele havia conquistado o bronze. O aluno disse que é apaixonado por matemática. “É a disciplina que eu mais gosto. Tudo que se refere à matemática me interessa. Mantenho uma rotina diária de estudos, além do ensino em sala de aula. Fiquei muito feliz com o resultado e tenho comemorado muito com a minha família”, relatou.
A Escola Estadual Professora Aldenora Alves Correia, onde o aluno premiado estuda, atende 147 alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental. A diretora da unidade, Erileide Martins da Silva, disse que Ryan é muito dedicado aos estudos. “É uma honra ter um aluno como Ryan na escola, muito focado nas disciplinas de exatas. Ele começou a vida escolar na unidade, onde está desde o primeiro ano. A escola está em festa com esse resultado, motivo de orgulho para todos nós”, frisou.
Obmep
Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep foi criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio. Os alunos passam por avaliação em duas fases, com aplicação de prova objetiva e discursiva.
A Obmep registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares. (Redação Voz do Bico, com informações da Assessoria)