Alan Milhomem / Voz do Bico
MAURILÂNDIA – Com o objetivo de levar a cultura do troperismo por onde passa, começou esta semana a 6ª Tropeada de Muladeiros e o 5º Encontro de Muladeiros do Norte do Tocantins. O evento, este ano faz um novo percurso visando integrar o Bico do Papagaio. Cerca de 150 muladeiros saíram da Fazenda Santa Lúcia, em Maurilândia, na última quarta-feira (25) e já passou pelos municípios de Itaguatins e Sítio Novo, e deve chegar em Axixá neste sábado (28).
Segundo Leandro Lopes, um dos organizadores, este ano a tropeada vai percorrer cerca de 120km até a cidade de Augustinópolis, onde será o encerramento na segunda-feira (30) com o “Desfile de Muares” pelas ruas da cidade e o encerramento no Parque de Exposição Dilson Martins.
Ainda de acordo com Leandro, a tropeada busca a integração da região por meio da participação dos produtores rurais, peões, patrões e a população em geral que prestigia a tropeada por onde ela passa. Além disso, são realizadas provas nos muares durante o trajeto, como a prova do laço, prova do tambor, pega do garrote e a prova de marcha. No período da noite são realizados shows regionais de nas fazendas onde ocorrem os pousos.
“Na correria do cotidiano já não se reserva mais tempo para que aja esse tipo de evento, então a gente tenta manter essa cultura local e os muladeiros têm se empenhado nisso. Quando chega essa data, eles já param os trabalhos por uma semana, cinco dias para se dedicar ao troperismo e quebrar a rotina da vida cotidiana da cidade, contemplar a natureza, os muares e ter aquela boa prosa”, disse Leandro Lopes.
O evento é organizado pela Associação dos Muladeiros do Norte do Tocantins (AMNT).
Veja a programação deste fim de semana:
27/04
Fazenda Sonho Verde (Sítio Novo)
Fazenda Alto Bonito (Itaguatins)
28/04
Fazenda Alto Bonito (Itaguatins)
Fazenda Catarinense (Axixá)
Fazenda Esperança (Axixá)
29/04
Fazenda Esperança
Fazenda Ouro Preto
Fazenda Salto da Onça
30/04
Fazenda Salto da Onça
Augustinópolis