Tropeada de Muladeiros desfila pelas ruas de Axixá e chama a atenção dos moradores

domingo, 29 de abril de 2018 às 09:51
Foto: Alan Milhomem / VB

AXIXÁ – Os muladeiros tomaram as ruas do Centro de Axixá na tarde desse sábado (29) e chamara a atenção dos moradores locais. Os integrantes da 6ª Tropeada de Muladeiros e o 5º Encontro de Muladeiros do Norte do Tocantins saíram da Fazenda Catarinense para a Fazenda Esperança, ambas na zona rural de Axixá, e passaram pelo Centro cidade, onde fizeram uma parada na residência da Dona Cleomar Borges para um lanche e depois seguiram para a praça da igreja matriz para receber as bênçãos do padre.

Em frente à igreja, os muladeiros rezaram e cantaram em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, santa de devoção dos tropeiros. O padre Gilvan conduziu o momento de fé e oração e depois aspergiu com água benta todos os participantes antes de seguirem viagem rumo a Fazenda Esperança.

Publicidade

A 6ª Tropeada de Muladeiros e o 5º Encontro de Muladeiros do Norte do Tocantins reúne cerca de 150 muladeiros e tem o objetivo de resgatar e difundir a cultura do troperismo no Bico do Papagaio. Este ano, a tropeada percorrerá cerca de 120km de Maurilândia até Augustinópolis, último ponto da tropeada. O evento se encerrará nesta segunda-feira (30) com o Desfile dos Muares pelas ruas de Augustinópolis e festa de confraternização no Parque de Exposição Dilson Martins.

Durante os pousos nas fazendas que fazem parte do percurso são realizadas provas nos muares, como a prova do laço, prova do tambor, pega do garrote e a prova de marcha. No período da noite são realizados shows regionais de nas fazendas onde ocorrem os pousos. O evento é organizado pela Associação dos Muladeiros do Norte do Tocantins (AMNT).

-- Publicidade --