TOCANTINS- A 12ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU) terá o prazo de inscrições aberto no dia 10 de fevereiro. Com o tema Conversando a gente se entende, poderão ser inscritos trabalhos de estudantes e unidades escolares, do tipo redação, desenho e plano de mobilização, em 14 categorias, descritas detalhadamente no edital do certame.
Podem concorrer com trabalho do tipo Desenho, estudantes inscritos nas categorias de 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Com trabalho do tipo Redação, concorrem estudantes inscritos nas categorias de 6° ao 9° ano do ensino fundamental, 1° ao 3° ano do ensino médio e estudantes inscritos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já na categoria Escola Cidadã, podem concorrer com trabalhos do tipo Plano de Mobilização, escolas que desenvolverem atividades de mobilização e prática pedagógica relacionadas ao tema, e que inscreverem trabalhos de estudantes no concurso.
As inscrições devem ser feitas no site do concurso até o dia 24 de agosto de 2020. O resultado está previsto para ser divulgado dia 30 de novembro.
As premiações incluem certificados e tablet para o estudante e notebook para o professor; para as escolas vencedoras com Plano de Mobilização, a premiação consiste em certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU, notebook e tablet.
Tema
Como subsídio para trabalhar o tema, está disponível no site Educação Cidadã a tirinha Comunicação e Respeito da Turma da Mônica, produzida em parceria com o Instituto Maurício de Sousa no âmbito do programa Um Por Todos e Todos por Um! Pela ética e cidadania, além de outros materiais/recursos que poderão ser úteis.
O concurso
O Concurso de Desenho e Redação da CGU está em sua 12ª Edição e já mobilizou quase 4 milhões de participantes. A ação é voltada a estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
O certame visa despertar, nos estudantes, o interesse pelos temas relacionados à ética, à cidadania e ao controle social, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais; contribuir para o processo de formação da cidadania ao estimular o pensamento sobre o papel de cada indivíduo na sociedade; além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais de educação contribuindo com a sua valorização profissional.