
NACIONAL – A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal analisou na manhã desta terça-feira, 14, os relatórios dos três indicados à vaga de ministro do Tribunal de Contas da União deixada por Raimundo Carreiro, nomeado embaixador em Lisboa.
Os senadores Kátia Abreu (PP-TO), Antonio Anastasia (PSD-MG) e Fernando Bezerra (MDB-PE) são os indicados e estiveram presentes na sabatina de hoje. No início da reunião, foram apresentados os relatórios da indicação de cada um dos candidatos. O relator de Kátia Abreu foi Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), o de Antonio Anastasia foi Cid Gomes (PDT-CE) e o de Fernando Bezerra foi Eduardo Gomes (MDB-TO).
Depois, foi aberto espaço para que os três senadores fizessem um discurso. Fernando Bezerra e Antonio Anastasia foram os primeiros a falar, apresentando suas qualificações, títulos e experiências que os tornaram aptos para disputar a vaga no Tribunal.
Kátia Abreu (PP-TO) também se pronunciou, fazendo uma narrativa de sua história e formação, afirmando que “a universidade dá, sim, o pensamento lógico, mas é na prática da vida que se testa as teorias da universidade”. Ela também falou sobre a importância do TCU e da interlocução deste com o senado. “O que eu quero levar para o Tribunal de Contas é o fortalecimento desse elo extraordinário que se chama TCU e Congresso Nacional”, disse.
Ao final, foi concluído que os indicados preenchem os requisitos legais para a disputa e o presidente da reunião informou que os projetos legislativos que contém as indicações serão levados para votação nominal e secreta pelo Senado Federal, prevista para ocorrer ainda hoje.
(Voz do Bico)