Lula tem 49%, Bolsonaro, 23%; popularidade do presidente despenca

sexta-feira, 25 de junho de 2021 às 08:44
289

Conforme levantamento do IPEC, se a eleição presidencial fosse hoje, petista venceria a disputa no 1º turno; Ciro (PDT) aparece com 7%, Doria (PSDB) com 5% e Mandetta (DEM), com 3%

Foto: Divulgação/ Internet

Com 49% das intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece, neste momento, como favorito para a próxima disputa pelo Palácio do Planalto. Segundo pesquisa do instituto Ipec, Lula tem mais que o dobro da taxa do presidente Jair Bolsonaro (23%). Com esse desempenho, e se as eleições fossem hoje, o petista venceria no primeiro turno.

Publicidade

Como ainda faltam 16 meses para as eleições, e o quadro

de candidatos não está definido, a pesquisa está longe de antecipar resultados. A leitura dos números, porém, deixa claro que Lula é o nome da oposição que mais se fortalece com o desgaste de Bolsonaro, cujo governo está cada vez mais mal avaliado.

Atrás dos dois primeiros na corrida eleitoral estão Ciro Gomes, do PDT, com 7%, e João Doria, do PSDB, com 5%. Luiz Henrique Mandetta (DEM), que foi ministro da Saúde no início da pandemia, até ser demitido por Bolsonaro, tem 3%.

Lula lidera em todos os segmentos do eleitorado. No recorte geográfico, seu principal reduto continua sendo o Nordeste, onde tem 63% das preferências, com vantagem de 48 pontos porcentuais sobre Bolsonaro. A menor vantagem do petista ocorre no Sul (35% a 29%). No Sudeste, região que concentra o maior número de eleitores, o ex-presidente tem 47%, e seu principal rival, 24%. (Agência Estado)

Aprovação de Bolsonaro caiu para 23% e reprovação subiu para 50%

A pesquisa Ipec divulgada nessa quinta (24) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido):

Ótimo/bom: 23%
Regular: 26%
Ruim/péssimo: 50%
Não sabe/não respondeu: 1%

A pergunta feita pelo instituto foi “Na sua avaliação, o governo do presidente Jair Bolsonaro está sendo”, com as opções “Ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”. Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação. Esse levantamento do Ipec foi feito de 17 a 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.

Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. Esse novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

(com Diário do Centro do Mundo)

-- Publicidade --