Mais de 400 cidades devem ter protestos contra Bolsonaro neste sábado; no TO apenas duas

sábado, 19 de junho de 2021 às 08:44
538

Oposição considera data uma “métrica importante” para definir continuidade de protestos presenciais

A oposição promove manifestação, na Esplanada dos Ministérios, chamada de “O povo na rua: fora Bolsonaro”. Além da bandeira de “Fora, Bolsonaro”, os manifestantes declaram apoio à CPI da COVID, pedem rapidez na vacinação, retorno do auxílio emergencial de R$ 600, o fim da violência policial no Brasil e a educação publica, quase uma semana depois que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tomou as ruas do Rio de Janeiro. Sérgio Lima/Poder360 29.05.2021

BRASIL – Após as manifestações do dia 29 de maio, novos protestos contra Jair Bolsonaro estão marcados para acontecer neste sábado (19), em 360 cidades distribuídas por todas as regiões do Brasil. De acordo com a articulação Povo na Rua, que mapeia os atos, outras 42 cidades no exterior também estão com protestos marcados, em locais como Inglaterra, Itália e Portugal. Até a tarde desta sexta-feira (18), 409 atos já estavam confirmados, ao total.

Publicidade

O Movimento Sem Terra (MST), a Frente Brasil Popular, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e outras centrais sindicais são alguns dos grupos que também participam do movimento pelo impeachment de Bolsonaro.

As manifestações ocorrem na semana em que o Brasil se aproxima dos 500 mil mortos pela covid-19. Para evitar a propagação do vírus, organizadores fazem campanhas para que manifestantes mantenham distanciamento social, utilizem máscaras PFF2 e álcool em gel durante todo o protesto. No movimento do último dia 29, aglomerações foram observadas nas principais capitais, ainda que a maioria dos manifestantes utilizassem equipamentos de proteção sanitária.

As principais pautas das manifestações continuam sendo o impeachment do presidente da República, a exigência de celeridade no processo de vacinação e a volta do auxílio emergencial de R$ 600. A campanha pelo “Fora Bolsonaro” é composta há mais de um ano pela Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, as centrais sindicais, a Coalizão Negra por Direitos, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o Fórum Nacional de ONGs e outras diversas organizações e partidos de esquerda.

Entre os diversos líderes e partidos políticos que irão aos próximos protestos pelo impeachment de Bolsonaro estão o Psol, o PT, o PCB, a UP, o PSTU, o Cidadania, e o PCdoB. A executiva nacional do PDT ainda não manifestou apoio oficial, mas o presidente da sigla em São Paulo, Antonio Neto, divulgou uma nota para anunciar que o diretório paulista apoia as manifestações. Apesar do PT apoiar os atos, o ex-presidente Lula ainda não decidiu se marcará presença.

Araguaína – Praça das Bandeiras -16h

Palmas – JK Entrada Leste do Palácio Araguaia (Lado da Serra) 8h30

-- Publicidade --