Petroleiros aceitam acordo e greve termina depois de 20 dias

sábado, 22 de fevereiro de 2020 às 09:08
124 Visualizações
Greve dos petroleiros durou 20 dias. – Foto: Divulgação/FUP

Os sindicatos que representam os petroleiros e a direção da Petrobras chegaram a um acordo, nesta sexta-feira (21), e a greve dos trabalhadores da estatal terminou após 20 dias. O fim da paralisação foi decidido em uma reunião realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST), mediada pelo ministro Ives Gandra Martins Filho.

No acordo, trabalhadores conseguiram mudanças na tabela de turnos de trabalho, uma das reivindicações do movimento grevista.

Publicidade

Outro ponto que estava na pauta do movimento é a demissão de funcionários da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, subsidiária da estatal no Paraná que foi desativada. As demissões foram suspensas até o dia 6 de março e o assunto será retomado em uma nova reunião, na quinta-feira (27).

A FUP, Federação Única dos Petroleiros, afirmou que os petroleiros voltam ao trabalho de cabeça erguida, de olho nos próximos embates.

No início da semana, o ministro Ives Gandra declarou a greve ilegal e impôs sanções como cortes salariais e multas aos petroleiros e suas entidades representativas. No acordo desta sexta-feira (21), essas punições foram atenuadas. O desconto salarial será aplicado a metade dos dias de paralisação e a multa aos sindicatos foi reduzida de R$ 58 milhões para R$ 2,5 milhões.

(CONGRESSO EM FOCO)

-- Publicidade --

Comentários no Facebook